Roteiro cult em SP: 6 lugares para explorar o melhor da arte, cultura e gastronomia

Várias opções são gratuitas e muitos espaços são próximos uns dos outros; dá para fazer um tour cultural em um dia só
Da Redação / Imagens: Reprodução/iStock
05/08/2022 13h30

Qualquer canto em São Paulo tem algo interessante para se fazer, pois a cidade respira diversidade e tem programação para todos os gostos. Alguns lugares são perfeitos para fazer um tour cultural, com opções de espetáculos, exposições, shows, gastronomia e todo o caldeirão que São Paulo oferece. A cidade, famosa por seus arranha-céus, é também conhecida pelos melhores rolês, capazes de impressionar até os mais exigentes.

 

Ficou com vontade de conhecer ou reconhecer a cidade? Separamos algumas sugestões de rolê cultural para você criar uma programação especial e colocar o bloco na rua.

 

Itaú Cultural

Muito bem localizado, na Avenida Paulista, o Itaú Cultural é um instituto sem fins lucrativos, criado em 1987, com um acervo riquíssimo sobre arte e cultura brasileira. O espaço disponibiliza programas, produções e exposições de excelente qualidade. Sempre tem alguma coisa boa acontecendo por lá. É um programa maravilhoso para turistas e moradores de São Paulo.

 

Museu da Imagem e do Som (MIS) 

O MIS é muito famoso na capital paulista e tem números impressionantes, são mais de 200 itens, entre obras do passado e do presente. Localizado no bairro do Jardim Europa, o museu é um dos mais movimentados da cidade e tem uma programação moderna e diversificada, com exposições tecnológicas, música, dança, cinema, vídeo e fotografia  que atraem todos os gostos de espectadores.

 

Sesc Paulista

O edifício do Sesc Paulista é um dos pontos turísticos mais famosos da Avenida Paulista.

 

O prédio, inaugurado em 2018, possui 17 andares e 2 subsolos, com cursos e atividades de dança, arte visual e tecnologia. Para desfrutar uma visão incrível da cidade de São Paulo, uma boa pedida é visitar o Mirante do Sesc Avenida Paulista, com entrada gratuita, horta com ervas, temperos e hortaliças, além do Café Terraço, que vai deixar a experiência ainda mais deliciosa.

 

Japan House

Inaugurado em 2017, o prédio da Japan House, localizado na Avenida Paulista, já é uma obra de arte, pois sua fachada é feita com hinoki, um cipreste japonês, com mais de 70 anos de história. Um dos principais centros culturais de São Paulo, a casa é um mergulho profundo na cultura nipônica do século 21, com oficinas, exposições, tecnologia e gastronomia. Pioneiro, é o primeiro centro cultural dedicado exclusivamente à cultura japonesa do mundo.

 

Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Dividido em seis espaços, o CCBB é um ambiente multidisciplinar com uma programação muito variada, e sempre tem algo bom para conhecer, pois é o quinto espaço cultural mais visitado de todo o país. O centro, com um espaço total de 4.183 metros quadrados, conta com várias salas de exposições, cinema, teatro, auditório, restaurante, lojinha e café.

 

Pinacoteca de São Paulo

Conhecer a Pinacoteca é um passeio obrigatório, tanto para moradores de São Paulo quanto para turistas. As principais exposições da cidade acontecem lá, além das mostras permanentes que acontecem nos andares superiores. Localizada ao lado da Estação da Luz e do Parque da Luz, dá para esticar um pouquinho, dar uma passadinha na Pinacoteca e finalizar o passeio na Cafeteria Flor Café, que é um espetáculo à parte.

 

Várias opções culturais de São Paulo são gratuitas, e muitos espaços são próximos uns dos outros, então dá para fazer um tour cultural em um dia só. O turista que viajou de carro para conhecer as opções gastronômicas e fazer compras não pode se esquecer do bagageiro de teto universal, para fazer a viagem de volta com as malas cheias, e de reservar um tempinho para se alimentar de arte nos rolês culturais paulistas.



Comunicar erro




VEJA MAIS