Descargas elétricas reduzem em 90% a população de nematoides na soja

Canal Rural


A eficiência das descargas elétricas no controle de nematoides na cultura da soja e cana-de-açúcar foi comprovada em pesquisas encomendadas pela multinacional Zasso AG.

As informações dos trabalhos, feitos pelo Instituto Biológico de São Paulo (IB) e Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão (Funep), foram apresentadas oficialmente no 37º Congresso Brasileiro de Nematologia, encerrado nesta quinta-feira (4), em São Paulo.

Nematoides geram prejuízos bilionários

Os dados do estudo sinalizam uma nova opção de ferramenta para solucionar um problema que causa dor de cabeça ao produtor rural e profissionais do setor há muitos anos e que gera prejuízos bilionários ao agronegócio mundial.

De acordo com levantamentos da Syngenta em parceria com a consultoria Agroconsult e a Sociedade Brasileira de Nematologia, estima-se que o problema tenha gerado perdas de R$ 65 bilhões somente na cultura da soja nas últimas safras.

Os nematoides são vermes que parasitam as raízes de plantas em todo o mundo. Sendo também porta de entrada para fungos de solo, causando prejuízos como a diminuição no porte, o amarelecimento, a menor absorção de água e nutrientes, afetando fortemente a produtividade, além de prejudicar as culturas seguintes das áreas.

As armas até agora disponíveis no mercado são os nematicidas, biológicos ou químicos, e adoções no manejo desses parasitas. O uso das descargas elétricas chega então como uma nova opção para enfrentar este cenário.

Condições controladas

O IB analisou a eficiência da descarga elétrica no controle do nematoide das galhas radiculares (Meloidogyne incognita) na soja e Pratylenchus zeae e Meloidogyne javanica na cana de açúcar.

Segundo o engenheiro agrônomo e diretor comercial da Zasso AG, Emílio Garnham, os experimentos foram desenvolvidos em condições controladas, avaliando-se o número de nematoides ativos (vivos) extraídos do sistema radicular das plantas, após os tratamentos com diferentes tempos de exposição das descargas elétricas, entre 2020 e 2021.

Aplicação na soja

Na soja, o tratamento com descarga elétrica ocorreu 60 dias após a semeadura e a inoculação visando o controle de Meloidogyne incógnita. Os resultados foram muito positivos, já que todas as descargas elétricas testadas reduziram significativamente a população final dos nematoides nas raízes de soja em relação à testemunha.

“Destaque para as parcelas que receberam o tratamento com 4 segundos de exposição, pois apresentaram estimativa de redução populacional de 90%”, conta o diretor.

Já na cana-de-açúcar, a pesquisa ocorreu com a aplicação elétrica 40 dias após o transplante e inoculação. Neste ensaio, a descarga elétrica reduziu significativamente a população de Pratylenchus zeae e juvenis de Meloidogyne javanica, presentes nas raízes em relação à testemunha.

“Neste caso, a redução populacional de zeae foi de 88% e de javanica de 83%”, explica Garnham.

Secagem até à morte

Nos dois experimentos, as descargas foram aplicadas com o equipamento (protótipo) desenvolvido pela Zasso AG. E em ambos os casos, as plantas que receberam os tratamentos secaram progressivamente até sua morte.

É válido destacar que esses estudos com a descarga elétrica foram feitos exclusivos para o controle de nematoides e os parâmetros utilizados diferem de uma aplicação de capina elétrica para eliminar as plantas daninhas, que, neste caso, sim, não interfere na microbiota do solo.

Além do IB, a Unesp também testou a tecnologia da Zasso AG em plantas de soja no controle de nematoides. Os experimentos foram conduzidos em 2021 com aplicações das doses de eletrocussão na Fazenda Cachoeirinha, em Guaíra/SP. Um dia após, foram coletadas as plantas e solo para verificar o efeito sobre as populações de nematoides encontradas.

Em um desses ensaios, com inóculo proveniente do solo da rizosfera das plantas eletrocutadas no campo, os tratamentos com descarga elétrica diminuíram o número de M. javanica e M. incognita nas raízes, com médias entre 48,3 e 98,6% de controle.

Também foi avaliada a diminuição na população de Heterodera glycines nas raízes e ainda de cistos viáveis no solo. “No geral, houve redução na população de todas as espécies de nematoides (M. javanica, M. incognita, H. glycines e P. brachyurus) no solo e também semelhante nas raízes”, completa o engenheiro agrônomo.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!