Empresários de Jaraguari fazem sucesso com queijo artesanal e conquistam o paladar dos consumidores

José Alceu Cabral e Zuleide Rodrigues são proprietários do Sítio Paraíso, onde funciona a Queijos Dazu, e formalizaram o negócio após realizarem capacitações do Sebrae

Sebrae


Há 50 quilômetros de distância de Jaraguari, na comunidade Furnas do Rincão, José Alceu Cabral e Zuleide Rodrigues viram em um pequeno loteamento a oportunidade de garantir o sustento da família. Esse foi início da jornada do casal no mundo do empreendedorismo que resultou na criação da Queijos Dazu, voltada para a produção de queijos artesanais, que fica no Sítio Paraíso. Com o apoio do Sebrae/MS, de quatro anos para cá, os empreendedores formalizaram o negócio, expandiram a venda do produto e, agora, também apostaram no turismo rural como mais uma possibilidade de geração de renda.

As conquistas foram resultado de muito trabalho e dedicação. José Alceu conta que em 2018, quando adquiriram a propriedade, o terreno estava bastante degradado e, aos poucos, iniciaram um processo manual de transformação do espaço e decidiram pela criação de gado leiteiro. “O leite em si foi o primeiro produto que começamos a vender, mas aí percebemos que poderíamos agregar valor a ele, então, começamos a fazer o queijo”, relembrou o empresário.

Em junho de 2020, com o aumento das encomendas do produto, o casal deu mais um passo importante: buscou a regularização do negócio e a legalização da produção do queijo artesanal. "Nós procuramos a Prefeitura Municipal de Jaraguari e percebemos que a gente precisaria ter um espaço específico voltado para a produção. Foi aí que começamos a construção da queijaria, que foi caminhando positivamente com os serviços de inspeção e fiscalização. Recebemos diversas orientações sobre as adequações necessárias e o obtivemos o selo do Serviço de Inspeção Municipal, o SIM”, expôs Zuleide.

A formalização possibilitou que o casal ampliasse as vendas e fornecesse o produto para órgão públicos e estabelecimentos, como supermercados, mercearias e sacolões, localizados em Jaraguari e Campo Grande. Juntamente à regularização, eles contam que a busca por conhecimento tanto para a melhoria do queijo artesanal, quanto para a administração do negócio fez toda a diferença e garantiu o sucesso da queijaria.

“Eu nunca tinha criado gado antes, nós fomos atrás de conhecimento, começarmos a ler mais, além de participarmos de cursos e capacitações na área. É impressionante o resultado que isso nos trouxe. Quando buscamos mais informações o nosso trabalho se torna mais fácil”, mencionou José Alceu.

Na parte administrativa, o casal contou com o apoio do Sebrae/MS e fez cursos de marketing, gestão de negócios, controle financeiro e precificação. Segundo Zuleide, as qualificações agregaram positivamente para a empresa e atualmente todos os gastos e ganhos do negócio são controlados. “Eu registro todos os processos, o quanto entra de leite na queijaria, o volume de produção de queijo e quantas unidades são retiradas para venda. Quando precisamos fazer reajuste de preço do nosso produto, por exemplo, consulto as planilhas e consigo visualizar o quanto deve ser reajustado”, esclareceu a empresária.

Também por meio da assistência que receberam do Sebrae/MS, os empreendedores identificaram uma nova oportunidade de negócio com o foco no turismo rural e abriram as portas do Sítio Paraíso para quem quisesse ter a vivência da rotina no campo. Atualmente, o casal serve para o público um café da manhã com a degustação dos queijos produzidos no local.

Com todas as melhorias obtidas, José Alceu e Zuleide buscam agora mais uma certificação para a Queijos Dazu que é o Selo Arte, disponibilizado pelo Governo Federal, que valida a identidade e qualidade do produto artesanal, possibilitando a comercialização em âmbito nacional. "Estamos nos adequando às novas regulamentações e exigências necessárias. Acredito que isso é mais um diferencial que irá nos trazer mais credibilidade e expansão de vendas”, pontuou José Alceu.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora - iniciativa do Sebrae/MS voltada para promover o desenvolvimento econômico a partir do fortalecimento dos pequenos negócios – é executado em Jaraguari, em parceria com a Prefeitura Municipal, desde março de 2021. Ao longo desses 17 meses de acompanhamento, os empresários locais receberam suporte para a melhoria do negócio e, de acordo com José Alceu, esse apoio trazido pelo programa, através de capacitações e consultorias, auxiliaram o comércio local como um todo.

“O programa Cidade Empreendedora tem feito uma revolução aqui no município de Jaraguari e nós, juntamente com todos os pequenos empresários aqui da região, estamos caminhando lado a lado desse desenvolvimento e crescimento. Isso só mostra que o pequeno produtor e empresário que se dedica é capaz de fazer um bom trabalho. Nós começamos somente com um pedaço de terra e mais nada, mas fomos crescendo aos poucos, conseguimos estabelecer o nosso negócio e isso é grande uma vitória”, finalizou José Alceu.

Gostaria de ver essa história em vídeo? Confira o material em que José Alceu e Zuleide mostram o Sítio Paraíso e a Queijos Dazu na página do Youtube do Sebrae/MS.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!