Bolívia apreende 66 aeronaves e Dracco vai periciar para confirmar se avião de Almir Sater foi usado no tráfico

O avião foi roubado do Aeroporto de Aquidauana em setembro de 2021, com mais outras duas aeronaves

Da Redação


Nas investigações do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) aponta a hipótese de que a aeronave do cantor e ator Almir Sater esteja na Bolívia e tenha sido usada pelo tráfico internacional de drogas. O avião foi roubado do Aeroporto de Aquidauana em setembro de 2021, com mais outras duas aeronaves.  

Leia também

| Membro do PCC responsável por logística é 4º preso de bando que roubou três aviões em MS

Apontado como ''gerente'' do roubo de aviões em Aquidauana é preso na Bolívia e extraditado

''Lino'' começou a vida no crime em Nova Andradina e hoje é apontado como mentor do roubo de aviões em MS

Bando que roubou aviões de hangar em MS planejou crime ao menos um mês antes

Polícia Civil prende mais um envolvido no roubo de três aeronaves ocorrido em Aquidauana

Ação do Choque e Força Tática prende dupla suspeita de participação no roubo de aviões em Aquidauana

Dracco localiza base operacional e identifica criminosos responsáveis pelo roubo de aviões em Aquidauana

Bando invade aeroporto de MS e leva três aviões de Almir Sater e políticos

 

Segundo a delegada do Dracco Ana Claudia Medina, o Departamento aguarda burocracias oficiais para poder periciar aeronaves apreendidas na Bolívia, que guardam semelhanças com aeronaves roubadas em Aquidauana em (6) de setembro de 2021.

 Em Aquidauana, polícia localiza QG do crime que baseou criminosos - Foto: Arquivo/Polícia Civil/Divulgação

Após o roubo de três aeronaves que se encontravam hangaradas junto ao Aeroporto de Aquidauana, perpetrado por organização criminosa que atuou com emprego de violência, grave ameaça e restrição de liberdade ao caseiro local e seus familiares, inclusive menores de idade, moradores nas dependências do Aeroclube daquela cidade, culminando ainda, na mesma data com a prisão em flagrante  de parte dos integrantes do grupo criminoso e com a constatação de que os aviões subtraídos tiveram como destino o país vizinho, a Bolívia, o Dracco aguarda as formalidades burocráticas estabelecidas entre Brasil e Bolívia para ingresso em Cotoca na Bolívia visando periciar as 66 aeronaves apreendidas em operação contra o narcotráfico realizada pela Polícia Boliviana junto ao aeroporto de La Crucena ocorrida em 27 março do ano passado.

A diligência excepcional requerida pelo Dracco é fundamentada nas diretrizes estabelecidas junto a Carta de Intencion firmada em outubro de 2021 entre os estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia com o país Bolívia, onde consta expressamente nas conclusões sintetizadas junto ao item 5, o Desenvolvimento de Estratégias Integradas para Combater os Roubos de Aeronaves, sendo essa a diretriz que inclusive culminou na prisão de mais um integrante da organização criminosa responsável pelo roubo de aeronaves em Aquidauana, que foi localizado e preso junto à cidade da Bolívia e recambiado para a sede do Dracco onde foi interrogado.

 Aviões roubados - Foto: Arquivo/Redes sociais

Sendo assim, após o Dracco tomar conhecimento da megaoperação realizada pela Polícia Boliviana junto ao Aeroporto de La Cruceña, localizado no munícipio de Cotoca, Bolívia, que resultou na prisão de 38 pessoas, lacrando 29 hangares e apreendendo 66 aeronaves que guardam inúmeras semelhanças com as aeronaves subtraídas do Brasil e que visivelmente encontram-se adulteradas em suas características originais (prefixo, cor, componentes), foi representado pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul para que, por meio das vias hierárquicas necessárias, fosse autorizado o ingresso oficial de equipe policial e pericial especializada em repressão qualificada a crimes aeronáuticos junto ao território boliviano com vistas a promover exames e diligências em torno das 66 aeronaves apreendidas junto ao Aeródromo de La Cruceña, localizado em Cotoca, Bolívia, inclusive com intuito de auxiliar nos trabalhos da Polícia Boliviana, e ainda no sentido de promover a eventual identificação de aeronaves subtraídas junto ao território brasileiro em meio às aeronaves lá apreendidas.

O caso

Entre as 2 e 3 horas da madrugada do dia 6 de setembro de 2021, um grupo de homens fortemente armados e encapuzados, formados por brasileiros e bolivianos, invadiram o Aeroclube de Aquidauana, renderam e mantiveram em cárcere privado o caseiro do local e sua família, e mediante grave ameaça e violência, subtraíram três aeronaves que estavam no local.

Os aviões teriam sido levados, conforme a investigação, para território estrangeiro, constatando se que a destinação tenha sido a Bolívia.

 Laudelino Ferreira Vieira, de 42 anos, o Lino, preso quando foi baleado em confronto com a PRF - Foto: Arquivo/Polícia Civil/Divulgação

Imediatamente após o crime, policiais civis de Aquidauana e do Dracco encontraram um local que teria servido de base operacional para os criminosos. No local foram encontrados diversos vestígios de instrumentos utilizados no crime. Outros quatro indivíduos envolvidos no crime foram identificados, inclusive o autor intelectual, mentor do crime, Laudelino Ferreira Vieira, vulgo Lino.

Naquele dia, dois integrantes da organização criminosa autora do crime foram presos em flagrante, confessaram participação e delataram parte dos comparsas, bem como, em continuidade as diligências, dias após o ocorrido, foram presos mais dois integrantes do grupo criminoso, um deles capturado na Bolívia e recambiado ao Dracco para interrogatório.

Existem mandados de prisão preventiva já decretadas a pedido do Dracco e que seguem em aberto tendo em vistas os autores estarem foragidos na Bolívia, bem como, medidas ininterruptas foram adotadas para recuperação das aeronaves subtraídas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!