Tudo o que você precisa saber para viajar para a Bélgica

Se você está pensando em viajar para a Europa, precisa considerar a Bélgica. Reunimos tudo o que você precisa para viajar para a Bélgica!

Da Redação


Antes de viajar para a Bélgica, existem algumas informações básicas sobre o país do chocolate que não podem ser ignoradas. São dicas práticas, que podem fazer a sua viagem ser ainda melhor!

Se na capital Bruxelas, é possível desfrutar de um ambiente mais urbano e agitado, existem cidades que são uma verdadeira viagem no tempo.  A Bélgica chama atenção pela sua cerveja, pelos deliciosos chocolates e pelas belas paisagens bucólicas quase retiradas de um filme. 

Em seguida, reunimos algumas dicas essenciais para você que sonha em conhecer a Bélgica!

Não é necessário visto para viajar para a Bélgica

Os brasileiros que desejam viajar para a Bélgica não precisam apresentar visto. 

Isto porque a Bélgica faz parte dos países integrantes do Espaço Schengen, tratado que firma a livre circulação de estrangeiros nas nações. Para obter essa permissão de entrada, é preciso ter toda a documentação exigida atualizada e comprovada.

Recentemente, além das normas do Schengen foi anunciado a exigência do ETIAS Bélgica. Com início previsto para novembro de 2023, esse novo formato de autorização pretende facilitar a entrada de pessoas no país. 

A grande vantagem do ETIAS é ser um processo realizado inteiramente online. Assim, a autorização também pode ser liberada mais rapidamente.

Clicando aqui você encontra a relação de documentos exigidos pelo ETIAS, as informações solicitadas no formulário e demais requisitos. 

Idioma e moeda

Antes de viajar para a Bélgica, é interessante que você saiba quais são os idiomas oficiais do país. 

Dessa forma, os idiomas oficiais da Bélgica são: Neerlandês, francês e alemão. Além dos três, ainda existem dialetos e línguas regionais não oficiais. Mas de forma geral, para assuntos públicos são utilizados esses idiomas. 

Por isso, ainda que você saiba inglês, não espere que todo lugar da Bélgica te responda no idioma. O maior exemplo é a região Flamenga, ao norte do país, que tem como língua oficial holandês. Antes que você se confunda, o holandês é um dos dialetos do neerlandês.  

Como os demais países participantes da União Europeia, a Bélgica tem como moeda de circulação oficial o euro (€).

Cidades mais famosas para visitar

Além da capital Bruxelas, existem outras cidades próximas que valem muito a pena conhecer. 

Por não ser um país muito extenso, a vantagem da Bélgica é conseguir conhecer diversas cidades no mesmo dia. É bastante comum que turistas façam bate-voltas entre Bruges, Ghent (ou Gante) e Antuérpia. 

Ghent é um dos destinos mais práticos da Bélgica por unir beleza e agitação em um mesmo lugar. Assim, é ideal para quem busca as noites animadas de Bruxelas com passeios incríveis de curta duração. 

Bruges é outra opção indispensável de bate-volta para conhecer ao viajar para a Bélgica. A cidade fica a 25min de Ghent e 1h15min de Bruxelas de trem, com belas paisagens pastoris. 

Por último, temos a Antuérpia. É a segunda cidade mais populosa do país, com o equilíbrio ideal entre o moderno e o antigo. Por ser situada na região flamenga, não faltam registros históricos em todo canto. 

Culinária local

Sabemos que o chocolate e a cerveja se tornaram referência ao falarmos da Bélgica. Mas, existem outras características gastronômicas que merecem atenção. 

Um prato bastante famoso da região é mexilhões com batatas fritas. Bastante encontrado nas regiões litorâneas, os mexilhões costumam ser servidos em caldos de vinho branco ou cerveja. 

Assim como os frutos do mar, os waffles também não poderiam ficar de fora. Feitos em dois formatos diferentes, essa especialidade pode ser encontrada em todos os lugares. O waffle de Bruxelas costuma apresentar um formato retangular, sendo coberto com frutas, sorvetes ou chocolates. 

Nas iguarias destiladas, a Bélgica detém do Jenever (ou Genever). A bebida é feita a partir da infusão das bagas de zimbro, uma planta comum ao norte da Europa. O Jenever costuma ser associado a uma evolução do Gim e possui sabor neutro. 

Para as cervejas, algumas das mais famosas e tradicionais são as Leffe Blond, Trapista Rochefort 6 e Duvel. 

Clima, temperaturas e melhor época

Como os demais países da Europa, o verão também é o período de alta temporada na Bélgica. 

Entre os meses de junho, julho e agosto, pode-se notar uma grande movimentação de turistas e moradores. O aumento da temperatura coincide com as férias dos europeus e com a grande procura por hospedagem, alimentação e passeios turísticos. 

Assim, o verão também é a época mais cara para viajar para a Bélgica. 

Por outro lado, no inverno é possível desfrutar de uma viagem mais em conta e com mais tranquilidade para transitar entre as cidades. As paisagens pastoris da região adquirem um toque extra de beleza. 

De todo modo, encontra-se o meio-termo entre essas duas estações na primavera e no outono. Esses dois períodos costumam unir temperaturas amenas e preços amigáveis aos bolsos. 

Esteja pronto para viajar para a Bélgica

Com as dicas que trouxemos sobre viajar para a Bélgica, você irá conseguir desfrutar de uma viagem serena! 

Essas são informações básicas que todo viajante deve conhecer sobre um país estrangeiro. Dessa forma, é possível evitar passar por perrengues ou imprevistos que poderiam ser evitados previamente. 

Não deixe de marcar sua viagem para Bélgica o quanto antes e vivenciar todas essas características únicas do país!

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!