Jovem é preso por transporte ilegal de agrotóxicos em Bonito

Dono dos produtos foi multado em R$ 20 mil

Lus Gustavo, Da Redação


Durante fiscalização ambiental na área rural do município em prevenção aos crimes e infrações ambientais, policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Bonito depararam com um caminhão Mercedes/Benz parado na pista de rolamento da rodovia MS-178, em local próximo a uma curva e colocando em risco a segurança do trânsito.

A equipe foi ao veículo, onde estava o motorista, um jovem, de 23 anos, e verificou que o veículo estava quebrado. Em vistoria na carroceira do caminhão, a equipe encontrou vários galões plásticos contendo 476 litros de agrotóxicos, que eram transportados sem a licença ambiental obrigatória e em desacordo com as normas de transporte de produtos perigosos.

O material pertencia ao proprietário de uma fazenda, localizada no município de Jardim, para onde seguia e não havia nota fiscal dos produtos químicos. Além disso, também não havia nenhuma proteção no veículo especial para o transporte do produto perigoso, nem rótulos de riscos, tudo em desacordo com as normas ambientais. O transporte desse tipo de material deve ser realizado em veículo apropriado atendendo as normas ambientais, no sentido de minimizar os riscos de contaminação ambiental e de causar danos à saúde de pessoas e animais.

O veículo e os tambores com os 476 litros do produto perigoso foram apreendidos. O condutor do caminhão, residente em Jardim, recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Bonito, onde ele foi autuado em flagrante pelo crime ambiental.

A PMA também confeccionou um auto de infração administrativo e arbitrou multa de R$ 20 mil contra o proprietário da fazenda e dono dos agrotóxicos, o qual também reside em Jardim, mas que não estava no local. Ele também poderá responder pelo crime.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!