DIY: aprenda o que fazer com as sobras de madeira

Saiba explorar esse material e criar itens funcionais e decorativos

Da Redação


Ganhando cada vez mais força, o DIY, ou faça você mesmo, é tendência nos lares e perfeito para quem deseja renovar a decoração sem gastar muito. Sendo possível fazer o reaproveitamento de diversos materiais, essa tendência tem como principal motivador a reutilização de materiais que iriam para o lixo, como é o caso das sobras de madeira, por exemplo.

Para quem já é adepto do DIY, é bem provável que os pedaços de madeira estejam guardados em algum canto da casa esperando o destino correto. Esses pedaços, normalmente sobras de reformas maiores, podem ser reaproveitados para diversos itens decorativos e práticos do dia a dia.

No caso de sobras maiores, como pedaços de tábuas ou mesmo portas de armários já descartados, é possível criar móveis como mesas de cabeceira, de centro ou pequenos bancos para o jardim, por exemplo. Dessa forma, é possível fazer os móveis de acordo com a medida do material disponível. Caso os pedaços sejam mais irregulares, não formando uma ampla superfície, a dica é fabricar uma prateleira ou nichos menores; assim, a reutilização do material é feita de acordo com a medida disponível da sobra.

No caso de pedaços menores, é possível utilizar esses retalhos em itens decorativos, como fazer a construção de pequenas molduras para quadros, porta-retratos ou bandejas. Para utilizar ainda mais a criatividade, é viável fazer mosaicos com diferentes tipos de madeira, deixando a decoração do ambiente bastante agradável e rústica.

Além de itens decorativos, também é possível criar utensílios para o dia a dia. Utilizar um abridor de garrafas acoplado ao pedaço de madeira é uma maneira perfeita de decorar o ambiente do churrasco. Além disso, um pendurador de chaves ou porta-xícaras são simples de serem confeccionados e não demandam tantas habilidades, necessitando apenas de cortes mais fáceis e cola.

Para os que desejam se aventurar mais no DIY com sobras de madeira, casas de bonecas, carrinhos e alguns outros brinquedos podem ser confeccionados com o material. Além de serem duráveis, esse tipo de objeto resgata brincadeiras antigas, proporcionando conhecimento e criatividade aos pequenos.

Mais do que produzir manualmente as peças e tornar o trabalho único, a madeira tem a característica de possuir particularidades em cada pedaço, como nós, coloração ou mesmo pequenos furos, tornando cada peça ainda mais especial.

Para que o trabalho seja durável e feito de forma segura, é preciso se certificar que a madeira esteja em boas condições, sem umidade ou com cupins, por exemplo. Além disso, utilizar ferramentas e equipamentos de qualidade é fundamental para garantir a boa execução das peças. Itens como máscara de proteção, luvas, lixas, serra circular para fazer os cortes, pregos e martelo são fundamentais.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!