O que significa ter a CNH bloqueada e o que fazer para regularizá-la

Sem a carteira de habilitação, o motorista não pode dirigir o carro. Saiba o que significa ter a CNH bloqueada e o que fazer para regularizá-la

Jeniffer Elaina, Da Redação


Ter a CNH bloqueada não é uma situação muito agradável, ainda mais para os motoristas que utilizam o carro todos os dias, não é mesmo? Algumas pessoas acham que isso só acontece quando o documento está suspenso, porém, existem outros motivos para acontecer este bloqueio, que é uma das penalidades de maior gravidade descrita no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Este tipo de punição acontece devido infrações auto suspensivas ou caso o motorista ultrapasse os pontos estipulados na CNH. Se isso acontecer com você, deverá seguir alguns passos para regularizá-la.

O que significa ter a CNH bloqueada?

O bloqueio da CNH acontece pelo Detran e nem sempre está ligada à CNH cassada ou alteração do direito de dirigir ou até mesmo por causa de penalidades. Importante pontuar que, se você teve a CNH bloqueada, não poderá dirigir até resolver o motivo do bloqueio.

Conheça algumas razões que deixam a CNH bloqueada:

  • O bloqueio pode acontecer por uma decisão judicial;
  • Em caso de Cassação ou suspensão do documento;
  • Se o órgão responsável suspeitar de fraude quando foi emitida a primeira habilitação;
  • Indicação falsa de condutor;
  • Se o condutor se envolver em acidente com vítima fatal;
  • Envio de endereço não verdadeiro junto ao DETRAN;
  • Caso exista suspeita de fraude durante a mudança de categoria;
  • Transferência do documento, que já estava suspenso, para outro estado.

Porém, para saber melhor o motivo da sua CNH estar bloqueada, o mais indicado é buscar o DETRAN, já que nem sempre o órgão manda notificação da situação do documento para o condutor. Por isso, infelizmente, a descoberta do problema acontece quando o motorista é parado em uma blitz, por exemplo. Gerando ainda mais problemas.

O tempo de bloqueio vai depender do motivo que a CNH foi bloqueada.

Como regularizar a CNH que está bloqueada?

Se você descobriu que a sua CNH está bloqueada, deverá seguir alguns passos para resolver este problema.

Mas antes só um detalhe: existem alguns motivos de bloqueio como, por exemplo, se a CNH foi bloqueada por alguma fraude, a recuperação pode não acontecer.

Em outras situações, a primeira coisa a ser feita é verificar no DETRAN para entender o que você precisará fazer para regularizar o documento. Então, se o bloqueio foi feito por suspensão ou cassação, você deverá seguir os seguintes passos:

1 - CNH bloqueada por suspensão

Caso a sua CNH esteja bloqueada porque você levou algumas penalidades (multas) será necessário respeitar o prazo estipulado da suspensão.

E, neste caso, o motorista deverá fazer o Curso de Reciclagem, cumprindo uma carga horária de 30 horas/aula. Após isso, o condutor deverá passar por uma prova teórica, bem parecida com a que é feita no momento da primeira habilitação.

Para ser aprovado no curso, será necessário acertar, no mínimo, 70% da prova, equivalente a 21 das 30 questões.  Se você não conseguir e for reprovado, deverá refazer o curso. Se passar, é só aguardar o prazo da suspensão e voltar a dirigir.

Lembrando que as penalidades são acumuladas no prazo de 12 meses e, durante este período, você não pode ultrapassar a pontuação exigida. Se isso acontecer, você poderá perder o direito de dirigir por 6 a 12 meses ou até mesmo ficar sem pegar no volante por 2 anos, principalmente, em caso de reincidentes.

Ah! Claro que você deverá pagar todas as multas que você levou para ter a CNH desbloqueada.

2 - CNH bloqueada por cassação

Este é o caminho um pouco mais difícil do que a suspensão, já que a cassação é uma penalidade bem rígida dos órgãos responsáveis pelo trânsito, já que quer dizer que você perdeu o direito de dirigir.

Se a sua CNH foi bloqueada por cassação, você terá que respeitar o prazo de dois anos antes de voltar de dirigir e, após isso, deverá passar por todos os passos de um novo condutor.

Isso quer dizer que, diferente da suspensão, não é possível apenas realizar o desbloqueio. Você terá que tirar uma CNH nova, respeitando os passos exigidos pelo DETRAN.

Por este motivo, é muito importante dirigirmos com bastante cuidado e sempre respeitando as leis de trânsito.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!