Nova Andradina promove evento pioneiro sobre mulheres no trânsito

Câmara Municipal, através da Procuradoria da Mulher, realizou o “I Seminário Mulher Empoderada no Trânsito”

CMNA


A valorização, o comprometimento e a responsabilidade da mulher com a segurança no trânsito foram destacados no I Seminário “Mulher Empoderada no Trânsito”, realizado na quinta-feira (23), no Plenário Sidney Sanches, na Câmara Municipal de Nova Andradina.

O evento, pioneiro em estado de Mato Grosso do Sul, foi realizado pela Procuradoria da Mulher do legislativo, Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMUSP), Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN) e Associação Comercial de Nova Andradina (ACINA).

Como anfitriãs e organizadoras deste seminário, a presidente da Procuradoria da Mulher, Márcia Lobo, e as vereadoras Gabriela Delgado e Cida Valdez, também integrantes do órgão de defesa da mulher, recepcionaram as autoridades e convidados, enfatizando nos seus discursos a necessidade de a mulher ocupar, cada vez mais, os espaços na sociedade, especialmente, na política, no mercado de trabalho.

A área de trânsito, foco deste seminário, foi abordada por especialistas e lideranças de órgãos ligados ao tema, que diante de dados estatísticos demonstraram que a mulher é mais cuidadosa, atenta e responsável, contribuindo para um trânsito mais seguro e o compromisso de salvar vidas.

Além das procuradoras, fizeram parte da mesa de autoridades, a Presidente do Conselho Estadual de Trânsito/MS, Regina Maria Duarte, o Chefe do Departamento Municipal de Trânsito, José Augusto Sobrinho, gerente regional do Detran/MS, Ricardo Lima, a Diretora de Educação de Trânsito do Detran/MS, Andrea Moringo e a presidente da Acina, eleita para o biênio 2023/2024, Vanessa Ortega Feitoza.

Também tiveram presentes bombeiros, policiais militares, colaboradoras do Detran de Nova Andradina, servidoras da Secretaria de Serviços Públicos, Centros de Formação de Condutores, entre outras lideranças.

 

Palestra e Homenagens

Durante o seminário, Ana Carolina Prado, Mestre na área de Engenharia Urbana, ministrou a palestra: “Aplicação e resultados da filosofia, visão zero”.

Antes do encerramento, os organizadores do seminário prestaram homenagem às mulheres que atuam em profissões, até bem pouco tempo, estritamente masculinizadas, com destaque para aquelas que estão “no volante” nas indústrias, Prefeitura, segurança pública, transporte, educação para o trânsito e outros diversos setores da sociedade.

Lista de homenageadas

Representam todas as funcionárias da Agro Industrial Santa Helena

  • Operadora de Trator - Rosenir de Araújo Pereira da Silva.
  • Motorista Caminhão - Silvania Santiago da Silva
  • Mecânico Automotivo - Sidnéia Panucci Pedrosa
  • Motorista Caniveiro - Carla Daniele de Matos Silva Xavier
  • Operadora de Colhedora de Cana - Edja da Silva

Representam todas as servidoras públicas da PMNA

  • Motorista veículo Leve: Katia (motorista saúde)
  • Operadora de Trator: Lucélia (Pavan)
  • Demtran-JARI: Karen Adriane Périgo

Representa todas as funcionárias da Adecoagro

  • Operadora de Trator: Rosidete

Representa todos os integrantes mulheres da segurança pública

  • Policial Militar do Trânsito: Aretuza (PM-Rodoviária)

Representando toda a categoria dos CFC- Centro de Formação de Condutores - Auto Escolas

  • Instrutora de CFCVA: Geovana Takahashi de Oliveira Prado, da Auto Escola Willian’s

Representam todas as mulheres motociclistas

  • Motociclista e instrutora de moto: Daniele Fernandes

Representam todas as mulheres no setor de transporte Táxi e Aplicativos

  • Taxista ou Aplicativo: Marli (Uber Car)

Representando todas as mulheres empoderada do Estado do MS

  • CETRAN – MS: Regina Duarte
  • DETRAN – MS: Andrea Moringo

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!