Poluição do ar ameaça a saúde e causa milhões de mortes todo ano

Cerca de 90% dos países e territórios do mundo não atendem às diretrizes de qualidade do ar da OMS

Da Redação


De acordo com o Relatório Mundial da Qualidade do Ar de 2022, da IQAir, empresa global de monitoramento da qualidade do ar, apenas 13 países e territórios possuem um ar saudável. Infelizmente, o Brasil não é um dos países com uma boa qualidade do ar. 

O intuito desse relatório vai ao encontro das diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) de poluição do ar, divulgadas em setembro de 2021, para ajudar governos a tomarem medidas para melhorar a qualidade do ar. 

Anualmente, milhões de pessoas morrem devido a problemas de saúde ocasionados pela poluição. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), somente em 2016 mais de 4,2 milhões de mortes foram associadas a esse fator.

Além das mortes associadas a essa causa, há outros problemas de saúde que a poluição do ar pode causar. 

Principais problemas de saúde causados pela poluição

São diversas as doenças e os problemas de saúde causados pelo ar poluído. Confira abaixo alguns dos principais.

AVC

O AVC, ou Acidente Vascular Cerebral, ocorre quando há o entupimento ou o rompimento de vasos sanguíneos no cérebro, provocando a paralisia da área cerebral. Inclusive, segundo o Ministério da Saúde, essa doença é uma das que mais causam mortes e internações.

A poluição do ar pode ser um fator de risco para causar o AVC. Estudos já comprovaram que a poluição pode ajudar no processo de entupimento das artérias do cérebro, prejudicando o transporte do sangue e havendo, consequentemente, o AVC.

Doenças respiratórias

Diversas doenças respiratórias podem ser causadas ou pioradas pela poluição do ar. Algumas são asma, bronquite e rinite. 

Além das doenças propriamente ditas, a poluição do ar pode causar sintomas respiratórios mesmo em pessoas que não são acometidas por essas doenças. Alguns sintomas comuns são tosse seca, congestão nasal, boca seca, entre outros.

Saiba como reduzir os danos da poluição na saúde

Apesar de o combate à poluição do ar ser uma pauta global, envolvendo agentes governamentais, sociedade civil e outros órgãos, há medidas que podem contribuir para proteger a saúde da poluição.

Plante árvores e plantas

Locais mais arborizados, naturalmente, terão mais alta qualidade do ar, já que árvores e plantas ajudam a filtrar os poluentes do ar. 

Se você não puder ajudar na promoção da plantação de plantas e árvores em espaços públicos, é possível apostar em plantá-las em casa ou em apartamentos. Jardins verticais, telhados verdes ou mesmo vasos em sacadas e pela casa já contribuem para uma melhora do ar naquele espaço.

Mais bicicleta, menos carro

Utilizar mais a bicicleta no dia a dia, ao invés do carro, contribui para diminuir o impacto negativo. A queima de combustível dos veículos emite CO2, um dos maiores causadores da poluição e das doenças citadas acima.

Evite o acúmulo de poeira

Mesmo que o aparecimento da sujeira e da poeira em casa seja inevitável, é importante apostar na limpeza da casa e de objetos antes de elas se acumularem. Busque fazer a manutenção do aparelho de ar-condicionado e deixá-lo sempre limpo, para evitar que o filtro dissipe a poluição pelo ambiente. Ainda, superfícies de móveis e objetos também podem ser limpas regularmente para também não acumularem o material fino da poluição que cai por ali ao longo dos dias. 

Além de ajudar na não dissipação de moléculas de poluição, essas medidas evitam quadros de rinite atacada ou mesmo asma.

Purificador de ar

Purificadores de ar são aparelhos que filtram o ar do ambiente, contribuindo para a eliminação das moléculas de poluição que circulam pelo ar. Além de aumentar a qualidade do ar, o purificador ajuda na eliminação de mofo, odores e outras partículas nocivas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!