Micro e pequenas empresas sustentam saldo positivo de empregos no MS em janeiro deste ano

Em Mato Grosso do Sul, entre contratações e demissões, pequenos negócios são responsáveis por 90% de vagas no período

Sebrae


No ano de 2022 as micro e pequenas empresas (MPEs) foram destaque no saldo positivo de empregos formais em Mato Grosso do Sul. E em janeiro de 2023 o cenário se manteve, segundo dados da pesquisa divulgada este mês pelo Sebrae, com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Entre contratações e demissões, os pequenos negócios foram os responsáveis por 90,1% do saldo de vagas no estado.

Segundo o levantamento, as MPEs apresentaram saldo de 4.103 vagas no estado, em janeiro. Já as médias e grandes empresas (MGE), saldo negativo de -9, enquanto a administração pública foi responsável por 113 postos, do total de 4.552 vagas em Mato Grosso do Sul neste período. As 345 vagas restantes estão ligadas ao saldo de pessoas físicas (CPF) que empregam outras, a exemplo de empregadas domésticas.

“No mês de janeiro de 2023, os setores que alavancaram o resultado positivo de empregos no estado são o de Construção e Agropecuária, mostrando que a nossa economia possui possibilidades de crescimento, e isso se refletirá em outros setores também, já que mais emprego significa mais pessoas com renda, que, ao gastarem com produtos e serviços, movimentam a economia local. A nossa força motriz é sempre o pequeno negócio, que possui uma dinâmica mais acelerada em comparação a outros portes”, analisa o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

O setor de Construção das micro e pequenas empresas foi o grande destaque de empregos em Mato Grosso do Sul, com saldo de 1.726 postos no mês de janeiro, seguido por Agropecuária (1.585); Serviços (635); Indústria Transformação (512), Extrativa Mineral (74) e SIUP (20). Os setores de Comércio (-449) e Serviços (-9) apresentaram saldo negativo.

O balanço geral de 2022 indica que os pequenos negócios também sustentaram o resultado positivo durante o ano, com saldo de 32.019 postos de trabalho. No mesmo período, as médias e grandes empresas apresentaram saldo de 6.465 oportunidades.

O estudo completo contém ainda dados em nível nacional, e pode ser conferido no Data Sebrae. Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!