Joe Biden anuncia que concorrerá à reeleição nos EUA

Presidente lançou pré-candidatura com vídeo de campanha publicado nas redes sociais

CNN Brasil


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lançou oficialmente nesta terça-feira (25) sua candidatura para buscar um segundo mandato na Casa Branca em 2024, de acordo com um vídeo de campanha publicado online.

“Toda geração tem um momento onde deve defender a democracia. Defender suas liberdades fundamentais. Acredito que esse é o nosso momento. É por isso que estou concorrendo à reeleição como presidente dos Estados Unidos. Junte-se a nós. Vamos terminar o trabalho”, escreveu nas redes sociais.

Em vídeo divulgado nesta terça, Biden enquadrou a disputa do próximo ano como uma luta contra o extremismo republicano, argumentando implicitamente que precisa de mais tempo para cumprir plenamente sua promessa de restaurar o caráter da nação.

“Quando concorri à presidência há quatro anos, disse que estávamos em uma batalha pela alma da América. E ainda estamos”, disse ele no vídeo, que abriu com imagens da insurreição de 6 de janeiro de 2021 e ativistas pelos direitos ao aborto protestando na Suprema Corte dos Estados Unidos.

“A questão que enfrentamos é se nos próximos anos teremos mais liberdade ou menos liberdade. Mais direitos, ou menos”, diz Biden.

“Eu sei o que quero que seja a resposta e acho que você também. Este não é um momento para ser complacente. Por isso estou concorrendo à reeleição”, completa.

A declaração oficial de Biden acaba com qualquer dúvida sobre suas intenções e dá início a uma disputa que pode evoluir para uma revanche com seu rival em 2020, o ex-presidente Donald Trump.

Ele entra na corrida com um histórico legislativo significativo, mas com baixos índices de aprovação, um enigma que seus assessores ainda não conseguiram resolver. O presidente mais velho da história americana, Biden também enfrenta questões persistentes sobre sua idade.

O lançamento ocorre quatro anos após o dia em que Biden oficializou sua candidatura para 2020. Essa corrida tornou-se uma missão para restaurar o caráter do país e impedir que Trump conquiste um segundo mandato.

A quarta e última campanha presidencial de Biden se baseará em temas semelhantes. Assim como fez em 2020, Biden está fazendo um apelo aos ideais da nação, principalmente com o espectro do retorno de Trump.

Seu vídeo de anúncio adverte contra os “extremistas do MAGA (Make America Great Again, lema de Trump)” que, segundo ele, estão “ditando quais decisões sobre saúde as mulheres podem tomar, proibindo livros e dizendo às pessoas quem elas podem amar”.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!