Projeto Kzulo finaliza turnê ''Memória e Identidade'' em Nova Andradina

Show fez público dançar e curtir as músicas autorais do grupo campo-grandense

Aline Lira


Após se apresentar em Dourados e Três Lagoas, o projeto Kzulo finalizou sua turnê “Memória e Identidade” na cidade de Nova Andradina, no sábado (6). O projeto, que foi realizado entre abril e maio, também teve oficinas com vivências musicais para moradores do município. Todas as ações foram gratuitas.

Em Nova Andradina, o dia começou com as oficinas. A primeira foi a de gestão de projetos culturais na área musical, ministrada por Alejandro Lasso, Julián Vargas e Ricardo Lourenço; em seguida a de composição musical, ministrada por Lucas Rabelo, Marco Aurélio Moreira e Wellington Rodrigues, e por último a de musicalização, ritmo e percussão, ministrada por Cláudio Alves e Lana Dias.

Os participantes das oficinas ficaram muito satisfeitos com o conhecimento e a troca de experiências repassadas pelas oficinas. O estudante Vinicius Gabriel Lorenzzi, de 22 anos, estava bastante empolgado com todo o conhecimento adquirido. “As oficinas superaram minhas expectativas, foi tudo muito dinâmico, bastante participativo, foi muito interessante. Eu tenho problemas de ritmo, consegui dar uma desbloqueada nisso com as dicas que nos passaram”, afirma.

 

Já a professora universitária Laiane Alves de Andrade, que participou de todas as oficinas, levará alguns dos conhecimentos repassados para sua profissão, pois gostou bastante do modo dinâmico das aulas ministradas. “Trabalharam de modo ativo, de um jeito que envolveu muito quem estava participando. Assim tudo o que foi passado nos agregou muito, faz com que a gente desenvolva mais o modo como nos contatamos com outras pessoas”, pontua.

Após as oficinas, já durante a noite, foi a vez do encerramento da turnê. O show de abertura ficou por conta do músico de Nova Andradina, Theagá. Ele animou o público cantando clássicos do pop rock, além de músicas autorais. “Foi incrível fazer parte deste projeto, realizar este show de abertura em minha cidade, gostei muito. Projetos como este devem acontecer mais, são de extrema importância para valorizar a cultura de nosso Estado”, reflete o músico.

Em seguida à apresentação de Theagá, foi a vez da atração principal da noite realizar seu show, o Projeto Kzulo. Já no início o público já sentiu o que estava por vir: com uma iluminação inspirada e sons de natureza, os integrantes se preparam e subiram ao palco. Daí pra frente a troca com quem os assistia foi intensa. A cada música todos dançavam e até aprendiam a cantar os refrões das músicas para acompanhá-las.

O barbeiro e multiartista Robson Delarme era um dos mais animados. Ele ficou bem em frente ao palco e curtiu cada minuto da apresentação. “Conheço a banda de Campo Grande, já fui em alguns shows deles por lá e é maravilhoso vê-los aqui em minha cidade. Eles fazem uma mistura de elementos que cativam o público, tem um som totalmente diferente do que estamos acostumados a ouvir, é incrível”, define.

 

A banda também ficou muito feliz com o show na cidade de Nova Andradina. Essa foi a primeira vez que o grupo se apresentou por lá, que é um dos berços da banda, já que o contrabaixista Ricardo Lourenço, um dos fundadores, nasceu lá. Para o vocalista Wellington Rodrigues, mais conhecido como Nino, essa foi a primeira de muitas turnês que pretendem realizar pelo Estado. “Foi incrível, ver todo mundo curtindo a gente, pulando e cantando nossas músicas, isso é demais. Esperamos poder circular por Mato Grosso do Sul novamente e fazer com que nossa arte chegue a cada vez mais pessoas”, finalizou.

Este projeto é desenvolvido pelo Projeto Kzulo e foi contemplado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), promovido pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), por meio da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!