Aneel anuncia que conta de luz não terá cobrança extra em junho

País completa 13 meses sem reajuste na tarifa devido às boas condições de geração de energia

Da Redação


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde para as contas de energia em todo o país, conforme anunciado pela operadora na última semana. Com isso, o país completa 13 meses sem reajuste na tarifa devido às boas condições de geração de energia, e há a expectativa de seguir sem repasses para a conta do consumidor.

A bandeira verde é válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) — a malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro. De acordo com a nota do órgão nacional, a Aneel atualiza constantemente suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias e, com os dados até aqui disponíveis, se considera bastante provável o acionamento da bandeira verde para todo o ano de 2023.

A bandeira verde reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas. O mecanismo das bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem o objetivo de propiciar transparência ao custo real da energia. A continuidade da bandeira verde reflete a oferta abundante de recursos de origem hidráulica, que tem proporcionado condições favoráveis para a produção de energia no país, já que o nível armazenamento dos reservatórios atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!