Ações estratégicas são delineadas em oficina para impulsionar a economia de Deodápolis

Realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, iniciativa reuniu representantes da Prefeitura, Sebrae/MS e lideranças locais para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico

Sebrae


Deodápolis deu um importante passo rumo ao desenvolvimento sustentável e fortalecimento econômico, na última quinta-feira (15), com a realização da Oficina de Planejamento Participativo (OPP). Realizado por meio do programa Cidade Empreendedora, o encontro reuniu representantes da Prefeitura Municipal, Sebrae/MS e lideranças locais, para que juntos pensassem em ações de melhorias para o município.

O diálogo com os atores, juntamente com as análises socioeconômicas da cidade feitas pelo Sebrae, irá resultar na confecção de um Plano de Desenvolvimento Econômico para Deodápolis. Segundo o prefeito, Valdir Sartor, o trabalho desenvolvido em conjunto com a instituição tem sido de grande relevância para alavancar o município.

“É de extrema importância a parceria que construímos com o Sebrae para o crescimento econômico da nossa cidade. Hoje, a geração de empregos e a capacitação dos nossos empresários são de grande valia para nós”, afirmou o líder do executivo, ressaltando que a colaboração tem o objetivo de fortalecer o comércio local e trazer mais oportunidades de trabalho para a população.

Dentre as lideranças que participaram da oficina, esteve o vereador Donizete José dos Santos, que destacou a importância de envolver os gestores e os protagonistas econômicos locais na confecção do plano para o município. Para o parlamentar, escutar diferentes setores da sociedade foi fundamental para captar os problemas e buscar melhorias efetivas.

“Essa ação realizada com comerciantes, políticos e a sociedade em geral foi extremamente importante para identificar as demandas de diferentes setores e visa, realmente, atender às necessidades de Deodápolis. Trata-se de ouvir a todos e entender o que eles realmente precisam”, destacou o vereador.

 

De acordo com a analista-técnica do Sebrae/MS, Elizabeth Verginio, com a realização da oficina foram identificadas as principais áreas que precisam ser trabalhadas no município. Pontos como a capacitação da mão de obra local, promoção do consumo no comércio da região, fomento à educação empreendedora e o incentivo à agricultura familiar, além do estímulo à economia criativa foram citados.

“Essas áreas estratégicas foram identificadas como pontos-chave para impulsionar o desenvolvimento econômico e fortalecer a comunidade empreendedora do município, então, eles serão trabalhados dentro das ações e, principalmente, por meio do programa Cidade Empreendedora”, esclareceu a analista-técnica.

As ações elencadas como prioritárias durante a oficina resultarão em um relatório analisado pelos técnicos do Sebrae. A partir disso, será confeccionado o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) específico para Deodápolis. O documento final será entregue à gestão municipal, que irá elaborar um cronograma de execução das ações propostas.

Cidade Empreendedora

A prefeitura de Deodápolis ingressou no programa Cidade Empreendedora neste ano e recebe acompanhamento do Sebrae/MS até 2024, com a proposta de promover o desenvolvimento local por meio do fortalecimento dos pequenos negócios. O programa abrange diversas iniciativas, incluindo a simplificação dos processos de abertura e alterações de empresas, estímulo às compras locais, fomento de uma cultura empreendedora e inovação nas escolas, estímulo ao desenvolvimento empresarial e formação de líderes engajados em uma gestão pública empreendedora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!