Ubatuba: explore as belezas do litoral norte de São Paulo em um roteiro de 3 dias

Confira duas opções de roteiro para diferentes perfis de turistas e aproveite um final de semana em Ubatuba

Da Redação


Ubatuba é um dos destinos mais visitados do litoral norte de São Paulo, devido às suas belezas naturais, à preservação ambiental, ao clima praiano e às diferentes possibilidades tanto para quem quer aproveitar a calmaria litorânea quanto para quem prefere roteiros mais badalados.

Fica até difícil escolher o que fazer, já que Ubatuba conta com 102 praias catalogadas. Ela também é considerada a capital do surfe no país, e é amplamente procurada por quem gosta de praticar esportes como o próprio surfe, caiaque, mergulhos, fazer trilhas e muito mais.

Ubatuba também abriga uma vasta área conservada de Mata Atlântica, é sede do Projeto Tamar, tem um Centro Histórico com arquitetura clássica de 1637 – ano de sua fundação – e uma rica gastronomia, com restaurantes de frutos-do-mar e italianos.

O que fazer em Ubatuba em um final de semana de 3 dias?

Sabemos que existem diferentes perfis de turistas, por isso desenvolvemos dois tipos de roteiros para agradar os que querem aproveitar exclusivamente as praias e para aqueles que também querem fazer passeios e conhecer as tradições locais. Confira abaixo:

Dia 1

1ª opção - Passeios

Manhã: mergulho para conhecer o ecossistema marinho. Há diferentes tipos de mergulho disponíveis – os profissionais, os livres e os autônomos –, e cada praia é reconhecida pela modalidade ideal. As mais procuradas são a Ilha Anchieta, Ilha dos Couves, Ilha das Palmas, Ilha da Vitória e Ilha da Rapada.

Tarde: conheça o mirante entre a Praia Grande e Toninhas para apreciar uma paisagem de tirar o fôlego. Se você tiver sorte, poderá ver tartarugas e golfinhos.

Noite: visite a Praça de Itaguá; você encontrará diversos restaurantes, bares, quiosques na orla da praia, galerias, lojas e poderá caminhar pelo calçadão.

2ª opção - Praias

Praia da Fortaleza, Praia do Cedro do Sul, Praia Deserto e Praia Grande do Bonete: todas elas são interligadas pela Trilha das Sete Praias. O percurso de 10 km é uma ótima opção para se conectar com a natureza.

Dia 2

1ª opção - Passeios

Manhã: comece o dia visitando o Centro Histórico e conheça mais sobre a arquitetura, a arte e a cultura local.

Tarde: o passeio de lancha ou de escuna pelas praias de Ubatuba, certamente, é imperdível. Eles são acessíveis, e você pode escolher os locais disponíveis para conhecer.

Noite: caso queira algo mais tranquilo, vá a um dos restaurantes nativos, mas, se quiser agito, as baladas da região são muito boas, como a 180° Ubatuba, por exemplo.

2ª opção - Praias

Praia do Lázaro, Praia Domingas Dias e Praia da Sununga: um dos roteiros mais aproveitados graças à proximidade entre as praias, à infraestrutura e à tranquilidade dos locais.

Dia 3

1ª opção - Passeios

Manhã: em seu último dia, você não pode deixar de conhecer as cachoeiras e trilhas de Ubatuba, como a Cachoeira da Escada e a de Prumirim.

Tarde: visite a área de proteção ambiental do Parque Estadual Ilha de Anchieta, as famosas ruínas do antigo presídio e aproveite o trajeto pelo mar.

2ª opção - Praias

Praia da Ribeira, Praia do Flamengo e Praia das Sete Fontes: para se despedir, nada melhor do que opções mais tranquilas e menos movimentadas, também acessadas por trilha.

A cidade fica localizada a 220 km de São Paulo e a 70 km de Paraty, e pode ser visitada de carro ou ônibus, pois as passagens para Ubatuba são acessíveis e há uma ampla disponibilidade para hospedagem.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!