Operação mira grupo suspeito de investir R$ 1 milhão no tráfico de drogas na fronteira

A ação é consequência da análise dos materiais apreendidos na primeira fase da operação, realizada em março deste ano

Da Redação


Equipes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) realizam, nessa segunda-feira (21), a segunda fase da “Operação Traquetos” que mira grupo especializado no tráfico de drogas na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Desta vez o principal alvo é o “investidor” do tráfico. O suspeito chegou a aplicar cerca de R$ 1 milhão no esquema criminoso.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em Campo Grande, Corumbá e Santana de Parnaíba, interior de São Paulo.

Segundo o MPE-MS (Ministério Público Estadual) de Mato Grosso do Sul, o investidor proveu o capital necessário para que a organização conseguisse adquirir cargas de drogas na fronteira do Brasil com o Paraguai, por meio de um traficante, com condenação anterior na região de Jardim, que sabia como operar no esquema.

Em suma, ao final da investigação, o Gaeco concluiu que 25 pessoas, já denunciadas, cada qual a sua maneira, integravam organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, estruturalmente ordenada e com divisão de tarefas, contando com uma grande rede de batedores e pontos de apoio nas cidades de Anastácio, Aquidauana e Campo Grande, com intuito de escoar a droga, que era adquirida nas cidades de Bela Vista e Ponta Porã, para outros Estados da Federação (Bahia, Goiás e São Paulo).

Rememorando, o nome da operação faz alusão à “cultura traqueta”, que é composta por hábitos, termos e símbolos que foram criados nos primeiros anos dos cartéis de drogas de Medellín e Cali. Destaque-se que, na Colômbia, os narcotraficantes à moda antiga são conhecidos como “traquetos”.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!