Por que uma graduação pode ser importante para sua carreira?

Profissionais graduados continuam sendo os mais procurados pelas empresas e os que recebem melhores salários, em média

Da Redação


Que os estudos são determinantes para o conhecimento, disso não restam dúvidas. Porém, muito se questiona sobre sua importância na trilha de uma carreira. É comum que os jovens saiam do ensino médio sabendo o que cursar na faculdade, no entanto, a dúvida sobre a pertinência de um curso superior nos dias de hoje ainda paira no ar. Afinal, o mercado de trabalho de algumas áreas ainda faz distinção entre graduados e não graduados?

Cursar o ensino superior é uma ótima forma de desbravar o caminho das ciências, ampliar a visão de mundo e buscar realização pessoal. Sendo assim, é uma oportunidade de crescer também como ser humano. Mas, em relação ao mercado de trabalho, nem toda carreira faz questão de um profissional formado, seja pela saturação de profissionais graduados ou pela primazia pelo conhecimento técnico e prático obtido principalmente pela experiência.

Porém, é sabido que profissionais formados possuem salários maiores, mais oportunidades de empregabilidade, são mais buscados e valorizados pelas empresas, entre outras vantagens. Diante de tantas turbulências vividas no mercado de trabalho, investir em uma graduação pode ser importante para conseguir acompanhar tantas mudanças e aumentar as chances de se manter firme em meio aos cenários mais tortuosos.

Pesquisas feitas comprovam a vantagem da graduação. Segundo o IBGE, profissionais graduados podem receber salários até 3 vezes maiores, quando comparado àquelas vagas que só exigem ensino médio. As pessoas no topo de suas respectivas profissões também reconhecem a importância da faculdade: apenas 2% dos executivos não possuem graduação, segundo levantamento do Datafolha.

Uma segunda graduação também pode ser uma maneira de mudar de ares. Profissionais que já passaram dos 30 anos e que contam com alguma estabilidade financeira podem investir tempo e dinheiro em algo que traga mais satisfação pessoal. Esse movimento tem ganhado muita força, principalmente pelo advento da educação a distância.

E são os números que comprovam essa tendência. Uma pesquisa de 2021, feita pela Kaspersky, indica que 53% dos profissionais brasileiros consideraram mudar de emprego ao longo do ano. Porém, como toda mudança, exige comprometimento, dedicação e, principalmente, planejamento. Afinal, uma escolha feita no início da idade adulta não deve selar o destino de uma vida inteira, ao contrário do que normalmente se pensa.

No mais, uma graduação amplia os horizontes de atuação. A área pública paga ótimos salários para profissionais formados, principalmente para aqueles que não param o estudo no nível superior. E ainda que não se consiga trilhar alguma carreira em específico, ganha-se muito em termos de crescimento pessoal quando se cursa o que ama, além do desenvolvimento de habilidades.

Com cada vez mais empresas querendo profissionais qualificados que possuam conhecimento para agregar, maior o destaque para o profissional que busca desenvolver a si próprio. Escolher uma instituição ideal faz parte do primeiro passo para uma vida profissional mais gratificante, e instituições como a WYDEN oferecem diversos cursos presenciais e EAD, com todos os requisitos de uma educação de qualidade.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!