IFMS realiza Semana de Ciência e Tecnologia 2023 em Nova Andradina e mais 9 cidades

Evento traz atividades para divulgar trabalhos realizados na instituição e oportuniza cursos, palestras e debates

IFMS


Começou nesssa segunda-feira (2), e segue até o sábado (7), a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) 2023 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), realizada simultaneamente nos dez campi.

O tema deste ano é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” e o evento segue o cronograma da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

São ofertadas uma série de atividades com a participação de estudantes e servidores nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, incluindo palestras, oficinas, mesas-redondas, além das Feiras de Ciência e Tecnologia, para  a apresentação de trabalhos científicos.

A programação do evento por município e o acesso ao sistema de inscrições estão disponíveis na página da SCT.

Os interessados devem se inscrever nas atividades de forma on-line. Ao acessar a página, é possível selecionar a opção por campus e verificar quais eventos estão previstos para esta edição da SCT.

Programação 

Confira detalhes sobre as atividades da SCT nos dez campi do IFMS: 

Aquidauana - As atividades começam nesta segunda-feira e seguem até quinta-feira, 5. O evento terá mostra de cursos e profissões, mostra de projetos atendidos pela TecnoIF, além de oficinas diversas, incluindo animação, introdução ao Arduíno, construção de forno de pizza e acessibilidade. 

Em Campo Grande, as atividades começam na segunda-feira, com visitas técnicas e palestra para os estudantes de Administração. Nos dias seguintes serão realizadas oficinas abrangendo construção de pontes com palitos, Yoga e Reiki, empreendedorismo, dentre outros. Também haverá palestras, batalha de robôs, mostras de cinema argentino e máscaras africanas.   

Em Corumbá, a Semana começa com o Encontro Científico e Tecnológico de Informática do Pantanal (ENCITEC), e segue até sexta-feira, 6, com oficinas diversas, incluindo introdução à usinagem, introdução à microbiologia, cultivo de hortas, dentre outras. Também haverá palestras e minicursos.

No Campus Coxim, estão previstas diversas oficinas envolvendo as áreas de atuação do campus, incluindo de extração de óleos, arduíno, elaboração de currículos, dentre outras. Também haverá mesas redondas sobre educação básica e integração curricular.  

Em Dourados, a Semana começa na segunda-feira com palestra, mesas de discussão, cine-debate sobre o filme "A Onda", minicursos e segue com as atividades até sexta-feira, 6, quando também haverá apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Jogos Digitais. 

Em Jardim, além de palestras, oficinas e mesas redondas, estão previstos o Seminário de Iniciação à Docência (SEMID), a gincana IFMystery e minicursos. 

Em Naviraí, os temas das palestras e minicursos incluem nutrição de plantas, mercados futuros em bolsa, agricultura de precisão, assuntos relacionados à área de informática, dentre outros. O campus também realiza, concomitantemente à SCT e às Feiras, o Festival de Arte e Cultura (FAC) e a Semana das Agrárias (Seagro). 

Em Nova Andradina, os minicursos e palestras estão relacionados a Semana de Ciências Agrárias e a Semana de Informática. Também haverá oficinas de impressão 3D e mesa redonda com o tema Mulheres na Ciência: importância, desafios e conquistas.

Em Ponta Porã, a programação será realizada de 2 a 6 de outubro com palestras, minicursos, mesas redondas, entre outras atrações, com temas modelagem 3D, planejamento de carreira, irrigação automatizada, introdução ao Figma Design e confecção de adubo. Também haverá cinedebate sobre assédio, dentre outras atividades. 

No Campus Três Lagoas, a Semana prevê diveras oficinas entre os dias 2 e 6, além do open lab day, da mostra de cursos do campus e gincanas sobre ciências básicas. 

Feiras de Ciência e Tecnologia 

Realizadas durante a SCT, as feiras reúnem trabalhos de estudantes dos ensinos fundamental (6º ao 9º ano), médio e técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas.

No total, foram aprovados 916 trabalhos, o que representa um aumento de mais de 40% em relação ao número alcançado no ano passado (645).

Os trabalhos serão apresentados com a utilização de recursos como relatório, banner, caderno de campo/diário de bordo, resumo expandido e apresentação oral. As avaliações serão realziadas por uma comissão formada por professores, pesquisadores e estudantes de universidades, institutos federais, instituições de pesquisa, entre outras.

Todos os autores de trabalhos receberão certificado de participação no evento. Haverá ainda premiação por categorias, separadas por nível de ensino, áreas de conhecimento e outros.

Mais informações sobre as feiras podem ser obtidas pelo e-mail da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propi) ou com as comissões organizadoras locais.

Este ano, as Feiras do IFMS serão realizadas de forma presencial.

Semict 

O Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica também integra a programação da SCT 2023 e será realizado nos dias 23 e 24 de novembro, em Campo Grande.

O evento é aberto a estudantes de nível superior do IFMS. A participação é obrigatória para bolsistas envolvidos nos projetos de pesquisa selecionados por meio dos Editais 29, 30 e 331/2022 e que tenham participado nas modalidades Pibic, Pibic-Af e Pibiti do CNPq/IFMS.

Semana de Ciência e Tecnologia 

É realizada há 13 anos pelo IFMS, sempre no mês de outubro, e tem como objetivo divulgar as ações desenvolvidas com estudantes e servidores da instituição nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.

Informações e fotos das edições anteriores estão disponíveis na página da Semana de Ciência e Tecnologia.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!