Com 114% de aumento, pesquisas pela Black Friday batem recorde em 2023

Diversidade de produtos e lojas também aumentou nas buscas, indicando um interesse maior de consumidores com perfis variados

Da Redação


De acordo com um novo levantamento realizado pelo Google, o interesse por ofertas da Black Friday aumentou em 114% no terceiro trimestre de 2023 (se comparado com o mesmo período do ano passado). Dos 2 mil brasileiros que foram entrevistados, 68% afirmam ter condições financeiras melhores neste ano, o que justifica o aumento nas pesquisas relacionadas a consumo.

Dentre as principais categorias de produtos pesquisados, os eletrônicos ainda predominam. 30% das buscas foram sobre eletrodomésticos, 28% para celulares e 27% para eletroportáteis. Contudo, este ano também apresentou a maior variedade já registrada em termos de produtos: 53% das buscas foram referentes a vestuário, 37% à beleza, 34% à casa e 27% à alimentação. 26% dos brasileiros também reforçaram um interesse maior em investir em artigos dedicados a lazer.

A escolha de categorias também revelou um padrão de compra bastante específico em cada tipo de consumidor. Quem está interessado em eletrônicos como eletrodomésticos e celulares começou a pesquisar ofertas com grande antecipação – geralmente com mais de um mês de antecedência. Já aqueles que estão buscando por roupas, produtos de beleza e livros começaram cerca de três semanas antes. Já o restante se encaixa em um período de baixa antecipação.

Outro dado que chama a atenção é o interesse crescente por categorias não convencionais. Produtos e serviços como viagens (12%), educação (7%) e itens voltados para pets (7%) estão inclusos nessas pesquisas. O mercado de suplementos nutricionais também está em ascensão, apresentando um crescimento de 25% nas buscas entre 2022 e 2023. Isso mostra que mais consumidores estão vendo na Black Friday a oportunidade de adquirir produtos diversos.

Já se tratando de intenção de compra, 13 categorias apresentaram um crescimento em relação a 2022: roupas e acessórios (35%), calçados (30%), eletrodomésticos (30%), celulares (28%) e eletroportáteis (27%). A maioria dos entrevistados também afirmou que fará várias compras dentro de diferentes categorias, então existe uma intenção diversificada dentro de um mesmo perfil de consumidor.

Black Friday acontece oficialmente na última sexta-feira de novembro, que este ano será no dia 24. Contudo, devido à alta procura e ao interesse dos consumidores, muitas empresas estendem esse período e começam a anunciar suas ofertas com algumas semanas de antecedência. Em razão disso, novembro acaba sendo um mês amplamente movimentado no setor de comércio.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!