Delas Day: Mais de mil pessoas celebram o empreendedorismo feminino

Evento do Sebrae/MS contou com palestra de Bruna Lombardi e lançamento do ciclo 2024 do programa Sebrae Delas

Sebrae


Em busca de conhecimento e inspiração, cerca de mil pessoas compareceram na noite dessa terça-feira (5) ao Gran Murano Buffet, em Campo Grande, para participar do Delas Day, evento do Sebrae/MS que celebra o empreendedorismo feminino. Na ocasião, a instituição lançou as jornadas de 2024 do programa Sebrae Delas – iniciativa que apoia e fortalece a cultura empreendedora entre as mulheres, por meio de capacitação, conexão e desenvolvimento pessoal. Além disso, os convidados puderam conferir o talk show com lideranças em âmbito estadual e a palestra “O que é felicidade?”, ministrada pela atriz e empreendedora Bruna Lombardi.

No mês de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, e o Delas Day é o presente do Sebrae para esse público. Na avaliação da primeira-dama de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel, a data traz um momento de celebração, acompanhado de reflexão. “Em março, todos os eventos que falam da mulher, de todos os desafios que ela tem que vencer e toda a riqueza que é ser mulher, proporcionam uma comemoração e uma reflexão. O Sebrae é o ambiente que estimula o empreendedorismo feminino e isso é importante, porque a troca de experiências entre mulheres as incentivam a continuar persistindo e no caminho de conquistar um espaço maior na sociedade”, destacou.

Ao dar as boas-vindas aos presentes, a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, expôs os detalhes da programação do Delas Day, pensado especialmente para as empreendedoras. “Temos três motivos importantes para estar aqui, o primeiro é celebrar o Dia da Mulher, e por essa razão, trouxemos a Bruna Lombardi, para falar sobre felicidade e escolhas. O segundo motivo é que nós muito já caminhamos, mas ainda muito temos a percorrer. Por isso, convidamos cinco mulheres inspiradoras para esse talk show. E o terceiro motivo é o lançamento do Sebrae Delas, oportunidade de participar de uma rede poderosa para quem já empreende ou para quem está pensando em abrir o seu negócio”, disse Amarilha.

 

Presente no evento, a conselheira do Sebrae/MS e vice-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Ítavo, enfatiza a importância de ações que apoiem a população feminina. “Precisamos empoderar as mulheres para que elas se inspirem e que sejam inspiradoras de tantas outras meninas, jovens e que serão mulheres para poderem continuar transformando realidades. A primeira realidade que a gente transforma é a nossa própria, e, conseguimos transformar também, por meio da nossa atuação, o espaço onde vivemos”, pontuou.

Transformando sonhos em negócios

A autonomia financeira e a independência são fundamentais para as mulheres. E, a via que tem representado muitas oportunidades para elas é o empreendedorismo. Seja para aquelas que desejam conciliar trabalho e vida pessoal, fazer uma transição de carreira ou encontrar uma atividade em que obtém realização, ter um negócio pode ser um divisor de águas na jornada em busca do sucesso profissional. E o Sebrae/MS, por meio do programa Sebrae Delas, transforma sonhos em empresas.

No Delas Day, o público conferiu em primeira mão as jornadas de 2024 do programa, já com inscrições abertas, até o dia 5 de abril, no portal oficial do Sebrae. “As vagas são limitadas e com o Sebrae Delas, você tem as ferramentas necessárias para trabalhar no mundo dos negócios. O Sebrae é um importante parceiro no desenvolvimento da sua empresa”, reforçou a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha.

 

O Sebrae Delas é um programa que acelera empresas comandadas por mulheres e foi criado em Mato Grosso do Sul há 11 anos e, neste período, já auxiliou mais de 17 mil pessoas. Em 2024, as empreendedoras poderão escolher entre as jornadas Essencial, Premium e Global. Em qualquer uma, elas terão acesso a recursos inovadores na área de empreendedorismo; interação com consultores experientes; troca de experiências com outras empreendedoras; e ampliação da rede de contatos.

Liderança que inspira

Muito aplaudido, o talk show “Elas Fazem História no Mato Grosso do Sul” foi uma das ações trazidas pela programação do Delas Day. Na data, painelistas compartilharam experiências transformadoras nos campos pessoal e profissional, enquanto lideranças que promovem mudanças em âmbito estadual.

 

O bate-papo teve a mediação da subsecretaria Municipal de Política para as Mulheres de Campo Grande, Carla Stephanini, e a participação da diretora da faculdade Insted, Neca Chaves; da secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Elias Cozzolino; da promotora de justiça do Ministério Público do MS, Clarissa Carlotto Torres; e da secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza.

“Precisamos ter as nossas convicções. E por tudo que já foi dito aqui, está muito claro que nós não somos mais as mesmas de diversas gerações, e vai continuar sendo assim. Nós só estamos melhorando. O mundo vai ser bem melhor quanto mais feminino ele for. O ‘8 de março’ é sobre celebrarmos as conquistas, mas refletir nesse momento para pensarmos para frente”, frisou a subsecretaria Municipal de Política para as Mulheres de Campo Grande, Carla Stephanini, ao finalizar o debate.

Felicidade e autoconhecimento

O grande destaque da noite foi a palestra “O que é felicidade?”, com a atriz e empreendedora Bruna Lombardi, apontada como referência nessa temática, com conteúdos que abordam empoderamento pessoal, qualidade de vida e atitude positiva, tendo já publicado 10 livros, todos entre os mais vendidos. Bruna também é criadora da Rede Felicidade, e possui milhões de fãs nas redes sociais.

 

Na palestra, ela pontuou sobre a importância de as mulheres terem ações de autocuidado e se priorizarem diante dos desafios diários e, principalmente, ao empreender. “Principalmente quando a gente fala sobre as dificuldades que a mulher enfrenta quando decide empreender, aliás, as dificuldades que ela enfrenta nos múltiplos papéis que tem. E aí ela precisa cuidar dela mesma também para ser essa empreendedora que ela quer, porque dificuldades vêm, a gente vai lidar com tudo isso o tempo todo”.

Para Bruna, as mulheres precisam ser protagonistas das escolhas de suas vidas. “É você que vai protagonizar e escrever o filme da sua vida. Isso é fundamental para qualquer profissão. A conquista é diária, mas o bom da vida é que a vida também recomeça a cada dia. Então, a cada dia você tem uma chance de recomeçar e repensar e fazer várias escolhas”, finalizou.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!