Pratos com frango: saiba como variar no preparo da carne branca

Rico em proteínas, o frango é um alimento-base de uma alimentação saudável, além de colaborar com o aumento da massa

Da Redação


Seja para aumentar o ganho de massa magra ou simplesmente estabelecer uma alimentação mais saudável, o frango pode um ingrediente-chave desse processo. A carne branca é rica em proteínas e possui diversos nutrientes, além de ser mais acessível do que a carne vermelha, é também versátil no momento do preparo.

Quem pratica atividades físicas costuma comer frango quase todos os dias, então é normal que, em algum momento, essa dieta acabe se tornando repetitiva e pouco atrativa. A boa notícia é que existem muitos pratos e formas diferentes de se preparar a carne, então apostar na variedade é a solução para sair da monotonia e permanecer firme em uma rotina alimentar saudável.

A seguir, confira algumas opções de pratos com frango para variar no cardápio e manter as refeições mais interessantes.

Quesadilla com frango

Quando o assunto é ganhar massa muscular, o frango sempre está presente no plano alimentar, mas, quando o assunto é versatilidade sem perder o valor proteico, as quesadillas de frango são uma boa alternativa.

Para isso, serão necessários meia colher (sopa) de óleo; 2 filés de peito de frango, cortados em cubinhos (200 g); meio pimentão amarelo pequeno, em cubinhos; 1 tomate médio, sem sementes, em cubinhos; 1 sachê de tempero verde; 1 pitada de sal; 2 colheres (sopa) de coentro picado; 1 xícara (chá) muçarela ralada (100 g); 4 pães de trigo para tortilla. 

No preparo, comece fritando o frango por cerca de 7 minutos para, então, adicionar o pimentão, o tomate, o tempero e o sal, e refogue por 5 minutos. Então, coloque o coentro, misture e retire do fogo.

Sobre metade dos pães, distribua o recheio de frango e a muçarela, e dobre os pães ao meio. Coloque-os em uma sanduicheira elétrica, aos poucos, e até dourar. Forme triângulos com cada uma das partes dos pães, e sirva imediatamente, acompanhado de salada de folhas.

Tiras de frango na air fryer

Para uma receita mais rápida e prática, é possível preparar tiras de peito de frango em fritadeiras elétricas, o que também é recomendável por dispensar o uso de óleo. Será necessário 1 peito de frango sem osso, alho e cebola ralados e temperos como páprica defumada, açafrão, orégano, sal e pimenta a gosto.

Comece cortando o frango em tiras finas e misturando em um recipiente com todos os temperos desejados, deixando descansar na geladeira por 1 hora. Deixe a fritadeira aquecer por 5 minutos em 180ºC, depois colocando as tiras temperadas e deixando fritar por cerca de 25 minutos.

Frango xadrez light

frango xadrez também se destaca como uma receita fácil, e, nessa variação, ainda consegue ser menos calórico! Serão necessários 400 g de peito de frango cortado em cubos médios; 400 g de peito de frango cortado em cubos médios; 2 colheres (sopa) de óleo: 1 colher (sopa) de Molho Shoyu; 1 cebola média cortada em cubos; 1 dente de alho espremido; 1 pimentão verde pequeno, em cubos; 1 pimentão vermelho pequeno, em cubos; 1 colher (sopa) de amido de milho; 1 xícara (chá) de água (200 ml); meia colher (chá) de óleo de gergelim torrado; e meia xícara (chá) de amendoim sem sal torrado.

Para começar, leve o frango a panela com óleo para fritá-lo por 10 minutos ou até dourar. Adicione metade do Shoyu ainda na frigideira e refogue para, em seguida, reservá-lo. Na mesma panela, com o fogo alto, coloque a cebola e o alho para reforgar por 3 minutos, ou até o alho dourar. Depois, junte os pimentões, o amido de milho, previamente misturado a água, o restante do shoyu e o óleo de gergelim, e cozinhe, com a panela semitampada, por 10 minutos, ou até os pimentões ficarem “al dente”. Para servir, junte tudo ao frango e ao amendoim. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários