Turismo solo: veja dicas para aproveitar a nova tendência

Explorando o mundo, solteiros buscam por autoconhecimento e experiências únicas

Da Redação


Quando pensamos em viagens, é comum imaginar férias em família, escapadelas românticas em cidades encantadoras, ou até mesmo aventuras noturnas com amigos em destinos movimentados. No entanto, uma nova tendência está desafiando esse paradigma: o turismo solo.

O crescente número de solteiros ao redor do mundo está impulsionando mudanças notáveis nas pesquisas conduzidas pela Visa, conforme revelado pelo relatório Global Travel Insight. Este estudo projeta um aumento de 35% nas viagens individuais até 2030, refletindo uma tendência emergente no turismo global.

Apesar da escolha por percorrer novos lugares sem companhia, este tipo de turista ainda preza por locais que permitam relações e novas experiências proporcionadas por destinos com diferentes opções de lazer e aventuras.

Segundo a pesquisa da Visa, o Rio de Janeiro é o quarto destino mais buscado nas Américas por esse perfil de viajante, competindo diretamente com Lima (Peru), Medellín (Colômbia) e Tijuana (México).

Para os que buscam autoconhecimento e a descoberta de novas culturas e lugares, viajar sozinho representa a tendência que proporciona liberdade e a oportunidade de experimentar momentos únicos e memoráveis.

Por onde começar a planejar uma viagem solo?

É crucial planejar e organizar a viagem com antecedência para evitar contratempos que possam estragar esse momento tão aguardado.

Encontre um destino que corresponda às suas expectativas e sempre pesquise avaliações sobre o local, o que facilitará na tomada de decisão. Para as mulheres que viajam sozinhas, optar por um destino com boas referências de segurança pode assegurar uma experiência mais flexível e tranquila.

Também é aconselhável considerar a condição climática da região ao escolher o destino, evitando assim surpresas desagradáveis, como dias chuvosos em uma praia paradisíaca, por exemplo.

Estipule valores para investir na viagem

Pessoas solteiras dispõem normalmente de maior flexibilidade na hora de investir financeiramente em suas viagens. No entanto, isso não implica que não possam desfrutar de uma experiência econômica e gratificante, tudo dependerá do desejo do viajante. 

É crucial ter uma reserva de emergência à disposição durante a viagem, especialmente quando se está sem companhia e depende apenas de si. Deixe em uma conta de fácil acesso para evitar problemas, caso ocorram contratempos. 

Compre passagens, reserve a hospedagem e faça um roteiro com antecedência

Planejar e reservar antecipadamente não só garante economia, mas também proporciona maior segurança ao viajar sozinho. Se optar por viajar de avião, a flexibilidade de datas e horários pode permitir a compra de passagens aéreas baratas

Definir um roteiro de passeios vai facilitar na hora de fazer as malas e pode evitar levar peças de roupas ou itens que não serão necessários nos passeios. Priorize manter todos os documentos e comprovantes na bagagem de mão para facilitar o acesso durante a viagem.

Aproveite a experiência com segurança!

Embora estar em um lugar desconhecido e sozinho seja o desafio mais emocionante de uma viagem solo, desfrutar dessa experiência não deve comprometer a segurança.

Converse com os moradores locais, busque estabelecimentos e atividades confiáveis e lembre-se sempre de manter alguém informado sobre seu destino e seus planos.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários