Escritora brasileira radicada nos EUA escolhe MS para lançamento de livro

Bernadete Piassa vem a Corumbá e a Campo Grande lançar obra que é carta de amor à sua terra natal

Raquel de Souza


“Quando vim da minha terra, não vim, perdi-me no espaço, na ilusão de ter saído. Ai de mim, nunca saí”. São esses versos de Carlos Drummond de Andrade, do poema “A Ilusão do Migrante”, que a sul-mato-grossense Bernadete Piassa usa para definir sua relação com sua terra natal, Corumbá. Após 38 anos morando fora do Brasil, ela volta a Mato Grosso do Sul para lançar seu primeiro livro, “Polca Paraguaia”, que se passa no Pantanal e por meio do qual ela rememora lembranças vívidas da infância por lá.

Os eventos de lançamento serão realizados nesta sexta-feira (19), em Corumbá, a partir das 18 horas, no Museu Casa Dr. Gabi, e no dia 23, terça-feira, em Campo Grande, a partir das 19 horas, na Livraria Leitura. “Seu coração nunca se esquece de seu lugar de origem. Você pode viajar, mas aquilo que ficou em você da sua infância tem um impacto muito profundo. Aquela Corumbá que ficou na minha lembrança existe para mim muito forte. A partir do momento que você fica mais velha, você se volta para o passado, então mais do que nunca as lembranças se fazem presentes”, define a autora.

Jornalista, formada pela Casper Líbero, Bernadete trabalhou na Folha de S.Paulo, no Estadão e na Abril, como editora de revistas como a Capricho. Ela já morou no Rio, em São Paulo, Paris, Lyon (França), Nova York e várias outras localidades dos EUA. Já publicou contos e crônicas nos Estados Unidos, em revistas e livros didáticos, alguns deles inclusive traduzidos e publicados na Ásia e na Europa. No entanto, esse é seu primeiro livro, aos 70 anos, a realização de um sonho muito antigo. “Escrevo praticamente desde que nasci, mas alguns percalços da vida me levaram a abandonar a escrita por quase 20 anos. Agora resolvi voltar a escrever e pensei: antes tarde do que nunca, vou publicar este romance”, conta.

Escritora Bernardete Piassa - Foto: Arquivo pessoal

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários