Lira vê “jogo duplo” do Planalto e reclama de ação para desgastá-lo, dizem aliados

Presidente da Câmara ironizou nos bastidores suposto encontro com Lula e acusou “dissimulação” do governo

CNN Brasil


Os sinais vindos do Palácio do Planalto nos últimos dias contribuíram para azedar ainda mais o clima na relação com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Enquanto o governo dá declarações sugerindo que a crise na articulação política está superada, Lira queixou-se nos bastidores do que considera um “jogo duplo” do governo, desenhado para desgastá-lo e transmitir a ideia de que estaria “enfraquecido” politicamente.

O presidente da Câmara conversou com pessoas próximas no fim da semana passada.

Ele reclamou de vazamentos que atribui ao governo a respeito de ao menos dois temas: a recente portaria que deu maior protagonismo à Secretaria de Relações Institucionais na gestão de emendas parlamentares e o suposto encontro previsto para ocorrer nos próximos dias entre ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Até a manhã desta segunda-feira (22), como informou mais cedo a analista Débora Bergamasco, Lira não havia recebido nenhum convite ou convocação formal para o encontro, que incluiria também o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Segundo relatos feitos à “CNN”, Lira chegou a fazer piada com a cobertura da imprensa sobre o assunto. “Parece que não estou com muita moral”, ironizou, segundo um interlocutor.

O jogo do governo, na avaliação do presidente da Câmara, é tumultuar a relação de Lira com parlamentares para enfraquecê-lo politicamente.

Na semana passada, como informou a “CNN”, o Planalto comemorou silenciosamente o desfecho da estratégia que deu mais protagonismo ao ministro Alexandre Padilha na liberação das emendas.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários