Em MS, nove prefeituras são premiadas por projetos inovadores

Vencedores do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora foram revelados em cerimônia realizada na sede do Sebrae/MS, em Campo Grande

Sebrae


Por implementarem projetos inovadores, que geraram impactos para a economia local, nove Prefeituras Municipais de Mato Grosso do Sul foram reconhecidas na noite dessa terça-feira (23), na sede do Sebrae/MS em Campo Grande. As administrações foram premiadas com o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – etapa estadual, e agora seguem representando o estado na fase Nacional, com cerimônia marcada para junho deste ano, em Brasília (DF).

Esta é a 12ª edição da premiação, que reconhece práticas e experiências de gestão com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial. Em Mato Grosso do Sul, foram 31 municípios concorrendo, com 40 projetos inscritos. Representando o Governo do Estado na cerimônia, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação Jaime Verruck, também conselheiro do Sebrae/MS, afirma que o trabalho dos gestores é fundamental para a inclusão dos pequenos negócios, fomentando a partir disso o desenvolvimento sustentável.

"Tem um ponto crucial, que são os pequenos negócios. Quando falamos do Prêmio Prefeitura Empreendedora, o objetivo que nós queremos é estimular projetos para desenvolver aqueles negócios que dão sustentação à economia do Estado. São os grandes empreendimentos que trazem os nossos investimentos, mas, 92% dos nossos negócios e dos empregos não são gerados nessas grandes corporações, são no pequeno negócio. Aí vem o papel fundamental de Sebrae e das iniciativas que os prefeitos têm que fazer, porque esse pequeno empresário está lá na base do município, abrindo a atividade econômica e gerando empregos”, destacou Verruck.

Ao todo, foram premiados projetos em nove categorias: Categoria Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural e Cidade Empreendedora.

Em comum, todos os municípios que inscreveram projetos no prêmio são acompanhados pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora. A iniciativa auxilia no processo de desenvolvimento, oferecendo apoio às gestões municipais com capacitações para a implementação de políticas públicas voltadas a melhoria do ambiente de negócios e suporte ao empreendedor.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, houve um recorde de inscritos nesta edição da premiação em Mato Grosso do Sul, o que demonstra o comprometimento das gestões municipais com iniciativas voltadas ao empreendedorismo. “Quero registrar aqui que recebemos projetos excelentes. Tivemos esse ano um recorde de projetos, foram 40 inscritos de 31 prefeituras. E, hoje, temos a grande satisfação de estar no espaço do Sebrae com a presença de 29 prefeitos, que estão transformando vidas lá na ponte”, reforçou.

Na data, participaram da solenidade os demais conselheiros do Sebrae/MS: Alfredo Zamlutti, presidente do Sistema Faems; Marcelo Turine, reitor da UFMS; Ricardo Senna, secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc; Lucas Galvan, superintendente do Senar/MS; Luiz Claudio Sabedotti Fornari, vice-presidente regional do Sistema Fiems; Nilson Aparecido dos Santos, vice-presidente do Sistema Faems; Zigomar Burille, diretor do Sistema Fiems; Adeilton Feliciano do Prado, primeiro secretário do Sistema Comércio/MS; Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect; e Cristiane Bissone, diretora-secretária da Associação de Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul.

Também participaram da cerimônia o secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha; o gerente regional do Senac/MS, Vitor Mello; além dos gestores públicos e os demais diretores do Sebrae/MS: Sandra Amarilha, diretora-técnica e Tito Estanqueiro, diretor de Operações.

Histórico

Desde 2001, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora destaca as ações realizadas pela gestão pública municipal voltadas para o desenvolvimento econômico e social. Neste período, projetos de prefeituras de MS também foram reconhecidos na etapa nacional da premiação, sendo: Campo Grande (5ª e 7ª edições), Maracaju e Itaquiraí (8ª edição), Nova Andradina (9ª edição) e Chapadão do Sul (10ª edição, e duas premiações na 11ª).

Confira os municípios vencedores na etapa estadual

  • Categoria Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo: Coxim;
  • Categoria Sala do Empreendedor: Nova Alvorada do Sul;
  • Categoria Compras Governamentais: Brasilândia;
  • Categoria Empreendedorismo na Escola: Rio Brilhante;
  • Categoria Inclusão Produtiva: Porto Murtinho;
  • Categoria Turismo & Identidade Territorial: Rio Verde de Mato Grosso;
  • Categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente: São Gabriel do Oeste;
  • Categoria Empreendedorismo Rural: Costa Rica;
  • Categoria Cidade Empreendedora: Chapadão do Sul.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários