3 dicas para fazer monitoramento eficiente da equipe externa

Por meio de softwares em nuvem, é possível acompanhar o desempenho individual, otimizar processos e aumentar a produtividade

Da Redação


A gestão de equipes externas é uma atividade essencial para todas as empresas com colaboradores em ambientes externos. As ferramentas de apoio adequadas, como sistemas de gerenciamento de dispositivo móvel, podem facilitar o processo de acompanhamento e  aumentar a produtividade e os resultados em geral.

 

Um dos princípios do monitoramento de equipes é a confiança, contribui para a equipe estar bem direcionada sobre as atividades, assim como o gestor pode ter maior visão sobre os funcionários. Quando realizado de forma ética e transparente, é plenamente legal no Brasil. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece diretrizes claras para coleta e uso de dados pessoais, garantindo a privacidade dos colaboradores.

 

Para isso, é necessário que o regime de trabalho seja CLT, pois nenhuma outra modalidade de vínculo empregatício pode ser monitorada. Em função dos dados pessoais, o colaborador precisa concordar legalmente, já os dispositivos podem ser próprios ou corporativos, para maior segurança. 

 

Diversos tipos de equipes podem ser monitoradas, incluindo vendedores, técnicos de manutenção, representantes comerciais e entregadores. Através da telemática, tecnologia na qual sistemas transmitem dados por uma rede de telecomunicações, a liderança pode acompanhar as rotas, visitas realizadas, tempo gasto com cada cliente ou serviço, histórico de atendimentos, ocorrências durante o trajeto e fechamentos de venda, por exemplo. 

 

Dados em nuvem

Essa tecnologia inovadora oferece uma gama de benefícios. Com a nuvem, os dados ficam disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer dispositivo. Criptografia de ponta e medidas de controle de acesso garantem a tranquilidade das empresas, protegendo informações confidenciais contra acessos não autorizados, malware e outras ameaças cibernéticas. 

 

Sistema de controle e gestão 

Investir em um sistema para controle e gestão de equipes externas é uma decisão estratégica. Com as ferramentas certas, a empresa pode monitorar o tempo gasto em cada atividade e identificar processos que impedem o avanço do trabalho. Além disso, obtém-se dados precisos sobre o desempenho individual. 

 

O controle de ponto digital, por exemplo, permite que os colaboradores registrem horário de saída de qualquer lugar, com geolocalização. Já o CRM acompanha a posição de tarefas, prazos e histórico de atividades de cada membro da equipe.

 

Google Agenda 

O Google Agenda é mais do que apenas um simples calendário online. Ele oferece diversas funcionalidades que podem ser extremamente úteis para empresas de todos os portes, otimizando o tempo da equipe enquanto facilita a comunicação interna. Há possibilidade de compartilhar e verificar as agendas de várias pessoas de uma só vez para encontrar horários compatíveis para reuniões em equipe. 

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