Mais de três anos depois, Exército finaliza obras na pista do Aeroporto de Dourados

Atualmente, os moradores do município e cidades ao redor precisam se deslocar até Ponta Porã ou Campo Grande para poder embarcar em voos

Luis Gustavo, Da Redação


Mais de três anos após iniciar a construção de uma nova pista no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, o 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) do Exército Brasileiro afirma ter encerrado formalmente a entrega do local. As obras começaram no dia 1º de maio de 2021 e o encerramento em 19 de julho deste ano.

O anúncio foi feito nas redes sociais do 9º BEC, onde foi detalhado o número de pessoas empregadas na ação e o cronograma cumprido neste longo período, conforme o site Dourados News.

“O 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC), sob a supervisão do 3º Grupamento de Engenharia, concluiu com sucesso a Operação Dourados, marcando a entrega do Aeroporto Regional de Dourados – Francisco de Matos Pereira com pista ampliada e restaurada. A obra, iniciada em maio de 2021 com os primeiros trabalhos de terraplanagem, se estendeu por três anos, envolvendo diversas etapas e especialidades de engenharia”, diz trecho da publicação.

Nos dois primeiros anos, segundo o Exército, foram lançadas as bases da infraestrutura, com a execução da terraplanagem da pista e construção de sistemas de drenagem, redes elétricas e hidráulicas.

Já entre 2023 e 2024, realizada a pavimentação, construção do pátio de aeronaves, sinalização e demarcação das áreas de taxiamento e estacionamento.

De acordo com o relatado pelo Batalhão, também foram instalados neste período os sistemas essenciais de navegação aérea, comunicação e iluminação. A fase final, em 2024, concentrou-se nos serviços de preparação da pista de pouso e decolagem.

Ao longo desses mais de três anos para a construção da pista de aproximadamente dois quilômetros de extensão, a ‘Operação Dourados’, como foi batizado os trabalhos, mobilizou 293 militares, equipamentos e veículos do Exército Brasileiro.

Agora, a liberação de funcionamento do Aeroporto entra na parte burocrática com os órgãos de aviação civil, além de conversas com empresas aéreas para retomarem a comercialização das passagens, voltando assim a operar normalmente. Não há um prazo específico para isso acontecer.

Infraero

Recentemente convênio firmado entre a prefeitura de Dourados e a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) resultou no repasse de gestão do Francisco de Matos Pereira à empresa.

O Dourados News entrou em contato com a assessoria de imprensa da Infraero e questionou sobre o início das operações no local, assim como o número de pessoas empregadas e como seguem os processos para liberação da pista.

Nenhum dos questionamentos foi respondido.

A assessoria se limitou apenas a encaminhar uma publicação feita na segunda-feira (22) na página oficial do órgão.


Nele, cita que os serviços prestados no Aeroporto são relacionados à gestão administrativa e operacional, com gerenciamento das tarefas de rotina para o funcionamento.

“O contrato prevê também vistorias e inspeções, segurança aeroportuária, fiscalização operacional, manutenções preventivas, serviços financeiros, entre outras atividades”, resume o material.

O prazo inicial de vigência do contrato entre Infraero e prefeitura de Dourados é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período até no máximo 60 meses.

Atualmente, os moradores do município e cidades ao redor precisam se deslocar até Ponta Porã ou Campo Grande para poder embarcar em voos.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários