Como captar mais alunos para o segundo semestre do ano letivo?

A segunda metade do período escolar é um momento muito oportuno para bater metas e melhorar o faturamento de uma escola

Da Redação


Estamos prestes a adentrar o segundo semestre do ano letivo, em que tanto alunos quanto professores já começam a se preparar para a conclusão de mais um ano de estudos. Para uma escola particular, é sempre importante saber explorar bem as inúmeras oportunidades deste período, já que acaba sendo o momento ideal para bater metas e estabelecer uma boa base de alunos para o próximo ciclo.

 

Para isso, torna-se necessário analisar com cuidado diversos fatores relacionados à operação interna e às estratégias de comunicação com o público. O desafio não é apenas captar mais alunos, mas também manter todos os que já estão matriculados na instituição. A seguir, confira algumas dicas que podem facilitar esse processo.

 

Organização interna

Muito da reputação de uma escola parte da sua qualidade de ensino, que por sua vez depende totalmente de uma operação organizada e bem estruturada. As férias do meio de ano são um momento oportuno para avaliar com calma todos os pontos que podem ser melhorados, além de desenrolar grande parte dos processos burocráticos que estão em atraso.

 

Investir na estrutura da escola é um excelente modo de conquistar novos alunos. Essa pausa nas atividades permite analisar o orçamento da instituição e verificar quais equipamentos precisam ser substituídos, além de realizar uma manutenção geral nas salas de aula, laboratórios e outros espaços frequentados por alunos.

 

Da mesma forma, isso também abre espaço para que a administração invista em outros tipos de equipamentos que a escola ainda não possui, expandindo as ferramentas de aprendizagem utilizadas pelo corpo docente. Tudo isso colabora positivamente com o padrão de ensino e não passará despercebido por novos alunos em potencial.

 

Aumente a presença da escola nas redes sociais

As medidas anteriores certamente serão úteis para garantir pais mais satisfeitos com a instituição, o que por sua vez gera recomendações e, consequentemente, novas matrículas. Contudo, as estratégias de marketing mais tradicionais também não podem parar! A escola precisa se fazer presente na internet para chamar a atenção de uma quantidade maior de pessoas.

 

Nesse caso, vale expor cada qualidade da instituição, desde a estrutura para um sistema de aprendizado de primeira até outras vantagens relacionadas, como a utilização de uma plataforma escolar para auxiliar alunos, realizar pagamentos virtualmente, etc.

 

Ainda que a quantidade de matrículas alcançadas no segundo semestre fique abaixo das expectativas, todas essas medidas certamente serão muito úteis em curto e médio prazo, garantindo números acima da média no início do próximo ano.  

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários