Nova Andradina figura entre as melhores administrações de Mato Grosso do Sul

Município obtém nota A nos indicadores fiscais do Tesouro Nacional, reafirmando o compromisso com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos

Da Redação


Nova Andradina está entre os municípios de Mato Grosso do Sul que obtiveram avaliação positiva nos indicadores fiscais da Secretaria do Tesouro Nacional, conforme os dados atualizados em 29 de julho. Entre os municípios do Vale do Ivinhema, apenas Nova Andradina e Novo Horizonte do Sul receberam a nota A em 2023, refletindo uma gestão fiscal eficiente e transparente.


O estudo, divulgado pelo site MS em Brasília, revela que 54,4% das prefeituras do estado apresentaram situação fiscal confortável em 2023, enquanto 45,6% tiveram resultado negativo ou não prestaram as informações exigidas pelo Tesouro. 


Com a nota A, Nova Andradina se posiciona entre os 21 municípios melhor avaliados no ranking de informações contábeis do Tesouro Nacional, ao lado de cidades como Aparecida do Taboado, Bonito, Brasilândia, Chapadão do Sul e Três Lagoas. Outros 20 receberam nota B.


No topo do ranking, com nota A+, estão Iguatemi e São Gabriel do Oeste, que lideram como as cidades mais bem-sucedidas em gestão fiscal. Por outro lado, 36 cidades receberam nota C, ou não prestaram as informações exigidas pela legislação.


As prefeituras com notas A+, A, e B estão aptas a buscar aval da União em caso de pedidos de empréstimo, indicando boa saúde fiscal e financeira. Embora o Governo Federal tenha criado o índice sobre a Capacidade de Pagamento (Capag) para definir quais entes podem solicitar empréstimo com aval da União, é o instrumento que melhor avalia a situação fiscal de Estados e municípios. A Capag é formada por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez.


O levantamento baseia-se em números, dados e informações técnicas fornecidas pelos municípios, sustentando os conceitos de "boa" ou "má" condução fiscal das contas públicas. Não inclui análises sobre a popularidade do gestor ou possíveis denúncias de irregularidades, corrupção ou improbidade administrativa.


Com a segunda melhor avaliação do estudo, Nova Andradina reafirma seu compromisso com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos, consolidando-se como um exemplo positivo na administração municipal.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários