Comarca de Angélica pode reabrir

Da Redação


Para falar sobre a importância da reabertura da comarca do município de Angélica fechada no ano de 2014, o deputado estadual Barbosinha (PSB) participou na última quinta-feira (9) de uma reunião com o presidente do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o desembargador João Maria Lós.

>>Leia também
Instalado o Posto Avançado da Justiça em Angélica
CNJ autoriza fechar comarca de Angélica

Também acompanhou a audiência o desembargador do TJ, Marcelo Rasslan, que possui vínculos com a região do Vale do Ivinhema, além de ser um grande apoiador dessa causa. O desembargador, já foi juiz da cidade de Ivinhema e respondeu cerca de três anos pela comarca de Angélica.

Na oportunidade o presidente do TJ, comunicou ao deputado sobre a possibilidade da reativação da comarca em um curto espaço de tempo. “Sai extremamente feliz do encontro pela notícia alvissareira, afinal acompanhei todos os passos que consolidou a abertura da comarca de Angélica. No ano de 2014 quando foi fechada fiquei extremamente triste”, frisou Barbosinha.

Segundo a assessoria, durante a reunião o deputado assumiu o compromisso de auxiliar o Tribunal de Justiça no que for preciso, principalmente no contato com as autoridades políticas de Angélica para que seja viabilizado um local, onde possa funcionar temporariamente a comarca e trabalhar para construção da sede própria do órgão no futuro.

Advogada e moradora da cidade de Angélica, Célia Regina Moreira dos Santos, disse que essa é uma grande vitória, porque a população estava sofrendo muito. “Sem a comarca, os moradores que precisam de atendimento judicial viajam 22 km até Ivinhema de ônibus. A maioria dessas pessoas são de baixa renda e não tem dinheiro para a passagem e a refeição”, enfatizou a advogada.

Analista judiciária há 23 anos, Fátima Maria Teixeira Martins, percorre 44 km todos os dias para ir trabalhar, após o fechamento da comarca. “A reabertura significa tudo para nós. A rodovia que utilizamos diariamente é muito movimentada e perigosa, sem contar às despesas que temos com combustível e refeição”. Na mesma situação da analista estão mais oito funcionários que desempenhavam funções na comarca.

Para finalizar o deputado estadual Barbosinha disse que a posição do presidente do tribunal, desembargador João Maria Lós, é de vanguarda, pois deseja ter o judiciário cada vez mais perto do cidadão, fazendo com que no futuro todos os municípios do Estado tenham suas comarcas ou pelo menos um PAJUS (Posto de Atendimento Avançado da Justiça).

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!