Com foco na gestão e na sustentabilidade, Sebrae oferece atendimentos gratuitos aos produtores rurais do sul de MS

A expectativa é visitar até 3 mil propriedades até novembro, apoiando no fortalecimento da gestão, aumento da competitividade e adoção de boas práticas ambientais nos negócios do campo

Sebrae


Para melhorar a gestão e sustentabilidade das propriedades rurais da região Sul de Mato Grosso do Sul, a ação “Sebrae ao lado do produtor rural” começou neste mês nos municípios de Iguatemi, Itaquiraí, Mundo Novo e Naviraí. Por meio dessa iniciativa, os agentes do Sebrae/MS visitam as propriedades rurais para um diagnóstico presencial, com o objetivo de entender os principais problemas enfrentados e propor soluções práticas e estratégicas.

“É fundamental que o Sebrae esteja presente no dia a dia do produtor rural, compreendendo sua realidade e desafios específicos para promover o empreendedorismo transformador. Estar no campo permite conhecer de perto as particularidades de cada propriedade e oferecer soluções mais personalizadas e eficientes. Esse contato direto também fortalece a relação de confiança entre o produtor e o Sebrae, mostrando nosso compromisso com o sucesso do agronegócio regional. Além disso, a visita in loco proporciona uma análise mais precisa, resultando em diagnósticos mais assertivos”, destacou a analista-técnica do Sebrae/MS, Josiane Bezerra.

Essa iniciativa oferece uma solução completa e sem custo para o produtor rural. Durante a visita técnica, é realizado o Diagnóstico Digital de Competitividade e ESG – sigla em inglês, para as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, que avalia o grau de maturidade da propriedade em áreas como gestão estratégica e sustentabilidade. Com base nesse diagnóstico, será elaborado um plano de ação personalizado, que fornecerá orientações práticas para melhorias em cada um desses aspectos. O acompanhamento para a implementação será feito pela Regional Sul do Sebrae/MS.

Todo o serviço é gratuito, uma iniciativa inédita, que seguirá em andamento até novembro. A expectativa é que 3 mil propriedades da Região Sul de MS sejam visitadas neste período como um suporte para auxiliar o produtor rural a se adaptar às exigências do mercado e a aproveitar as oportunidades de crescimento, alinhando-se às tendências de sustentabilidade e inovação no agronegócio.

De Itaquiraí, José Alves foi um dos produtores que já receberam a visita de um agente do Sebrae - Foto: Divulgação/Sebrae

O produtor José Alves, do assentamento Caburey, em Itaquiraí, recebeu o agente do Sebrae na sexta-feira (27) e está com expectativas positivas. “Contei minha história, falei do que precisava e mostrei a realidade daqui para ele entender como estamos. Agora, com o Sebrae trabalhando ao nosso lado, a situação vai melhorar. Vou adquirir mais experiência em alguns aspectos e espero que essa parceria também facilite o caminho junto a outras instituições. Fiquei muito feliz com a visita e espero que façam um bom trabalho com a gente!”, disse o produtor.

Durante as visitas, os agentes estarão devidamente identificados com uniformes e crachás do Sebrae. Em caso de dúvidas ou necessidade de mais informações sobre a ação “Sebrae ao lado do produtor rural”, entre em contato com o escritório da Regional Sul pelo telefone/WhatsApp: (67) 3410-8812. Outros detalhes sobre iniciativas voltadas ao agronegócio realizadas pelo Sebrae, acesse o site mkt.sebrae.ms/agro ou entre em contato por meio da Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários