Câmara de Nova Andradina terá renovação de quase 50% na nova legislatura

Eleições aconteceram no último domingo (6), para prefeito, vice e vereador

Da Redação


A Câmara de Nova Andradina terá mudanças na composição de parlamentares. A partir de 1º de janeiro de 2025, a 16ª Legislatura será formada por sete vereadores reeleitos da atual disposição. Entre os seis novos vereadores, cinco são caras novas e um já ocupou o cargo em oportunidades anteriores. Outra novidade é que duas das 13 cadeiras do legislativo serão ocupadas por lideranças ligadas ao distrito de Nova Casa Verde e assentamentos.

Dos atuais vereadores, Dr. Leandro (PSDB) e Arion Aislan (PL) deixaram o legislativo para assumir o Poder Executivo, com prefeito e vice-prefeito do município. Dr. Sandro, Antonio Tomaz, Cida Valdez e Pedro Soares não conseguiram se reeleger para um novo mandato.

O índice de renovação ficou em 47% e a composição partidária da nova Câmara mostra um equilíbrio entre as forças políticas. O PSDB de Dr. Leandro manteve as três cadeiras, com Alemão da Semente (o vereador mais votado, eleito com 1024 votos), Deildo Piscineiro e Naleu da Casa Verde.

O União Brasil, partido que deve fazer oposição ao Governo Municipal, também ocupará outras três cadeiras: Wilson Almeida vereador reeleito, o novato Dito Machado, e o experiente Quemuel de Alencar, que já foi vereador em outras legislaturas.

Vereadores eleitos, Quemuel, Dito, Luciano, Adelar, William e Naleu da Casa Verde - Foto: Redes sociais

O MDB manteve o mesmo número de representantes, com dois vereadores reeleitos: Fábio Zanata e Gabriela Delgado. Também ocuparão duas vagas o Podemos, com a vereadora reeleita Márcia Lobo e o diretor da Agehnova, Luciano Leal, que após ficar como suplente em duas eleições, finalmente garantiu uma vaga na Câmara Municipal.

O PT ampliou seu quadro de vereadores, com a conquista de mais uma vaga, sendo representado agora por Ceará do PT e Adelar Belo, este último eleito pelo distrito de Nova Casa Verde. Por último, o Republicanos terá apenas um representante, o vereador eleito para o seu primeiro mandato, William Moraes, ligado ao esporte local.

Reeleitos

  1. Alemão da Semente (PSDB);
  2. Deildo Piscineiro (PSDB);
  3. Fábio Zanata (MDB);
  4. Gabriela Delgado (MDB);
  5. Josenildo Ceará (PT);
  6. Márcia Lobo (Podemos);
  7. Wilson Almeida (União Brasil).

Eleitos

  1. Adelar Belo (PT);
  2. Dito Machado (União Brasil);
  3. Luciano Leal (Podemos);
  4. Naleu da Casa Verde (PSDB);
  5. Quemuel de Alencar (União Brasil);
  6. William Moraes (Republicanos).
Reeleitos: Marcia, Gabriela, Ceará, Fábio, Wilson, Deildo e Alemão da Semente - Foto: Arquivo

Desafios e Expectativas

Com a saída de Dr. Leandro e Arion Aislan, que assumiram cargos no Executivo, a nova legislatura enfrentará o desafio de se consolidar em um ambiente político que se mostra dinâmico e, por vezes, polarizado. A alternância de poder e a renovação da Câmara podem sinalizar um desejo de mudança por parte da população, que busca representantes que estejam mais conectados às suas demandas.

A expectativa é que a nova composição promova propostas que atendam às necessidades da comunidade, principalmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. Com um cenário político em transformação, o diálogo entre os partidos será fundamental para garantir a governabilidade e a efetividade das ações no município.

A nova Câmara Municipal de Nova Andradina terá, portanto, a responsabilidade de representar a voz da população e responder aos desafios que surgirão nos próximos anos.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!


Comentários