Ministério Público apura irregularidades em carvoaria próxima à área urbana de Nova Andradina

Mais de 40 fornos operavam a menos de 2,4 km da cidade, contrariando norma ambiental e gerando queixas por poluição do ar

Da Redação


O MPE-MS (Ministério Público Estadual) de Mato Grosso do Sul) investiga, uma carvoaria em Nova Andradina após queixas de moradores sobre excesso de fumaça e incômodo à saúde.

A vistoria da PMA (Polícia Militar Ambiental) constatou que os fornos da carvoaria estão a apenas 2.393 metros do perímetro urbano, abaixo do mínimo de 3.000 metros exigido por resolução estadual.

Segundo o Ministério Público, a distância da BR-376 também estava irregular, com apenas 396 metros, quando o mínimo exigido é 500 metros.

Foram encontrados 43 fornos instalados, sendo 37 em atividade.

Multa já aplicada

Diante das infrações, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) aplicou multa de R$ 21,5 mil e determinou a paralisação das atividades. O responsável foi notificado a apresentar documentação e esclarecer os fatos.

A investigação da Promotoria de Justiça pode derivar em um procedimento chamado TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) — em que o proprietário da carvoaria se compromete a resolver a situação — ou ainda no ajuizamento de ação na Justiça.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários