Caderno JN / Cultura
Escritora retorna ao assentamento onde cresceu com projeto sobre literatura e igualdade de gênero
Da Redação
A escritora e educadora Eva Vilma retorna ao Assentamento Capão Bonito I, em Sidrolândia, com o projeto “Ela é…”, que une literatura e debate sobre igualdade de gênero. A iniciativa, apoiada pela Política Nacional Aldir Blanc, realiza no dia 21 de agosto uma roda de conversa com alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro.
Durante a atividade, Eva abordará temas como empoderamento feminino, estereótipos de gênero e o papel das mulheres nas narrativas sociais e literárias, por meio da leitura de seu livro Ela é…. O encontro tem o objetivo de promover reflexão e diálogo com as crianças, incentivando a construção de uma consciência mais igualitária desde a infância.
O retorno de Eva ao local onde passou a infância tem forte carga simbólica. “É um reencontro com minha história, mas também uma forma de abrir espaço para novas narrativas, mais justas e igualitárias, desde cedo”, afirma a autora.
Além de Sidrolândia, o projeto terá ações em escolas da periferia de Campo Grande e na sede da CUFA-MS, em parceria com a Associação de Mulheres das Favelas do MS. Nessas localidades, haverá piqueniques literários e rodas de conversa com crianças, tratando de temas como violências simbólicas, apagamentos históricos e construções sociais de gênero.
Sobre a autora
Natural de Campo Grande, Eva Vilma é escritora, educadora da rede pública de ensino, pedagoga com especialização em diversidade e educação especial para inclusão educacional, e ativista literária. Atua nos coletivos Tarja Preta de Literatura Independente e Mulherio das Letras, com participação em diversas coletâneas. É autora dos livros Ela é... (finalista do Prêmio Mozart, 2020), O Fantástico Relógio da Rute (FIC/MS, 2022), INcômoda (2018), Incandescente (2020) e Nudes (2024), obra de crônicas autobiográficas publicada pela Maria Preta Cartonera.
A autora também compartilha sua produção nas redes sociais, por meio da página Arranjos Para Voos Poéticos e pelo perfil @eva.vilma.338.
O projeto “Ela é…” é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, SETESC e Governo Federal.
Serviço
- Roda de conversa do projeto “Ela é... no chão de escrita”
- Quando: 21 de agosto, 15h
- Local: Escola Municipal Darcy Ribeiro – Assentamento Capão Bonito I / Sidrolândia.
- Evento gratuito.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!





