Primavera começa com frente fria e temporais em grande parte do Brasil

Estação começa na próxima segunda-feira (22), às 15h19

Luis Gustavo, Da Redação*


A primavera de 2025, conhecida como a estação das flores, terá início na próxima segunda-feira (22), às 15h19 (horário de Brasília), trazendo não apenas o colorido da natureza, mas também mudanças intensas no clima em diversas regiões do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até quarta-feira (24) uma frente fria de grande intensidade avançará pelo território nacional, atingindo o Sul, Sudeste, partes do Centro-Oeste e até áreas do Norte, provocando temporais precedidos por fortes rajadas de vento.

 

Logo após a passagem do sistema, uma massa de ar frio e seco derrubará as temperaturas, com previsão de geada no Sul e até queda acentuada nos termômetros da Região Norte — fenômeno conhecido como friagem.

 

Primeiros efeitos

Os temporais devem começar no Rio Grande do Sul, espalhando-se rapidamente por toda a Região Sul. A instabilidade também alcançará áreas de Mato Grosso do Sul e poderá atingir o extremo sul e sudoeste de São Paulo. Segundo o Inmet, já no dia 22 a frente fria deve alcançar o Sudeste e parte do Centro-Oeste, chegando até o sudoeste da Amazônia.

 

No Sul, os temporais do fim de semana que antecede a nova estação poderão ser intensos, com descargas elétricas, rajadas de vento, risco de granizo e acumulados significativos de chuva, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

 

Influência do La Niña

Relatório da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), dos Estados Unidos, indica que o fenômeno climático La Niña pode influenciar o regime de chuvas durante a primavera no Hemisfério Sul. O fenômeno, que se origina no resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial, aumenta a umidade vinda da Amazônia e contribui para a formação de sistemas meteorológicos.

 

A meteorologista do Inmet, Danielle Ferreira, explica que, em anos de La Niña, costuma haver redução na frequência e na quantidade de chuvas na Região Sul, podendo ocorrer períodos prolongados de estiagem. “As frentes frias passam mais rapidamente sobre a parte leste da Região Sul e acabam levando mais chuvas para o Sudeste, podendo chegar até parte do litoral nordestino”, detalha.

 

Ela ressalta ainda que outros fatores, como a temperatura do Oceano Atlântico, também podem intensificar ou atenuar os efeitos do fenômeno.

 

Estação das flores

Além das mudanças no clima, a primavera marca o retorno do crescimento e da floração de inúmeras espécies vegetais. O aumento da temperatura e da umidade após o inverno favorece o desabrochar das flores, deixando jardins, parques e campos mais coloridos e vibrantes.

 

Assim, a nova estação chega ao Brasil unindo contrastes: enquanto o visual das paisagens promete cores e vida, o clima traz a perspectiva de temporais, frio intenso e instabilidades típicas do período de transição. *Com informações da Agência Brasil.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários