Nova diretriz redefine valores da pressão arterial e classifica 12 por 8 como pré-hipertensão

Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco

Luis Gustavo, Da Redação*


Uma mudança importante nas recomendações médicas promete impactar a rotina de milhões de brasileiros. A Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, divulgada nesta semana pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), passou a considerar a aferição de 12 por 8 não mais como pressão normal, mas como indicador de pré-hipertensão.

 

De acordo com o documento, o objetivo da reclassificação é identificar precocemente indivíduos com maior risco cardiovascular e estimular intervenções preventivas – sobretudo mudanças no estilo de vida – antes da necessidade de medicamentos.

 

“Essa atualização busca orientar práticas mais proativas e ampliar a prevenção, de forma a reduzir a progressão para quadros de hipertensão e complicações associadas”, explicam as entidades médicas responsáveis pela diretriz.

 

Com a nova regra, para que a pressão seja considerada normal, a aferição deve ser inferior a 12 por 8. Já valores iguais ou superiores a 14 por 9 continuam caracterizando hipertensão arterial em estágios 1, 2 e 3, conforme a avaliação clínica feita por profissionais de saúde em consultório.

 

Nas redes sociais, a Sociedade Brasileira de Cardiologia destacou a importância da atualização: “Trata-se de um documento fundamental para orientar a prática clínica de cardiologistas em todo o país. Atualização essencial para quem busca fazer medicina baseada em evidências e alinhada às recomendações mais recentes”, publicou a SBC. *Com informações da Agência Brasil.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários