Fomento Mulher: mutirão de atualização cadastral atende mais de 80 agricultoras familiares

Ação da Sademat também possibilitou mapeamento sobre a produção local e integração com outras políticas públicas de incentivo à produção

Ascom/PMB


A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Sademat) de Batayporã realizou, entre os dias 16 e 18 de setembro, um mutirão de atualização cadastral para o acesso ao programa Fomento Mulher, voltado à implantação de projetos produtivos no campo. A ação aconteceu no Núcleo da Agricultura Familiar, no Assentamento São Luiz, e atendeu 83 agricultoras.

Do total, 53 atendidas já fizeram o cadastramento. As informações serão submetidas pessoalmente pela equipe da Sademat à Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Campo Grande.

"O Fomento Mulher é um incentivo financeiro do Incra, que oferece até R$ 8 mil para a implementação de iniciativas produtivas sob responsabilidade das beneficiárias. A atualização cadastral é um passo fundamental para que as agricultoras possam acessar o programa, é um requisito para pleitear o crédito", explicou o secretário municipal Renan Bom.

O mutirão também possibilitou o levantamento de informações sobre a produção nos três assentamentos da região - São Luiz, São João e Mercedina-, além da integração com outras políticas públicas, como o Programa Municipal de Distribuição de Calcário.

De acordo com o servidor do Núcleo da Agricultura Familiar, Maurício Cota,  a previsão é de que mais produtoras participem da iniciativa. "Fizemos o levantamento para saber quais mulheres já participaram do programa do calcário e, para aquelas que ainda não participaram, já atualizamos os dados e pedimos a documentação necessária para iniciar o processo de adesão", explicou Cota.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários