Haddad prevê queda consistente da taxa de juros a partir de 2026

Ministro disse que situação fiscal não é única explicação para Selic

Luis Gustavo, Da Redação*


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (22) que acredita em uma trajetória de queda “consistente e sustentável” da taxa de juros no país nos próximos meses. A declaração foi feita durante o evento Macro Day, promovido pelo banco BTG Pactual, em São Paulo.

 

Embora não tenha estabelecido prazos, Haddad disse estar otimista com o cenário econômico: “Eu não sei em que momento, mas em algum momento ─ com os indicadores de inflação que nós estamos colhendo, com o dólar no patamar que está e com tudo que está acontecendo ─ eu acho que as coisas vão melhorar muito a partir do ano que vem”, declarou.

 

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 15% ao ano, justificando a medida pela instabilidade no cenário internacional, especialmente em função da conjuntura econômica dos Estados Unidos. A Selic é o principal instrumento para controlar a inflação, por meio do encarecimento do crédito e da desaceleração do consumo.

 

Haddad defendeu que o patamar elevado dos juros no Brasil não pode ser explicado apenas pela questão fiscal. “Existem outras coisas que explicam o juro no Brasil. Muitas outras coisas. O fiscal é muito importante, mas não é a única explicação para esse patamar de juros”, ressaltou.

 

O ministro também destacou que a política fiscal não depende exclusivamente do Executivo, mas envolve igualmente o Congresso Nacional e o Judiciário. Segundo ele, é necessário criar consenso político para aprimorar o arcabouço fiscal:
“Para ele ser fortalecido, você precisa criar as condições políticas de sentar com os parlamentares e falar: ‘nós vamos precisar ajustar algumas regras, senão o arcabouço não vai ser sustentável no longo prazo’”, completou. *Com informações da Agência Brasil.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários