Novo sistema que gerencia e fiscaliza emplacamento veicular entra em operação em MS

Mais segurança, transparência, fiscalização e controle no emplacamento de veículos

Da Redação


Desde 16 de setembro, Mato Grosso do Sul conta com um novo sistema de controle e validação de estampagem de placas veiculares, que incorpora inteligência artificial (IA) e amplia a segurança no emplacamento. A tecnologia foi desenvolvida pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) em conformidade com a Resolução Federal nº 969, que regulamenta a produção e instalação das Placas de Identificação Veicular (PIV) em todo o país.

 

Modernização e combate a fraudes

A nova plataforma atua como barreira contra falhas humanas e fraudes, exigindo a inserção de todos os dados e documentos em tempo real e validando as informações antes da estampagem. O sistema também:

  • Usa QR Code e validação por imagens e dados;

  • Monitora o estoque das empresas credenciadas;

  • Garante rastreabilidade total da placa, da autorização até a instalação e eventual destruição.

Em apenas três dias de operação, a ferramenta já identificou inconsistências, inclusive em um veículo zero quilômetro, comprovando sua eficácia.

 

Custo mantido ao consumidor

O Detran-MS assegura que a modernização não aumenta o preço para o cidadão. Segundo o órgão, a experiência de outros estados e a análise de notas fiscais emitidas em Mato Grosso do Sul confirmam a estabilidade do preço médio da estampagem. Eventuais variações, explica, decorrem da livre concorrência e de serviços adicionais oferecidos por cada empresa.

 

Ajustes e diálogo com o setor

No dia 22 de setembro, o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, reuniu-se com representantes de despachantes, concessionárias e estampadoras para alinhar demandas surgidas com a nova tecnologia.

 

Após as discussões, foram suspensas as exigências de geolocalização e foto do instalador, além de ajustes no emplacamento de carretas. Trindade também garantiu fiscalização de preços para evitar cobranças indevidas.

 

“Com esse sistema, Mato Grosso do Sul se consolida na vanguarda da segurança veicular no país. É mais do que inovar: é garantir autenticidade, rastreabilidade e proteção contra fraudes”, afirmou Rudel.

 

O delegado-chefe da Corregedoria de Trânsito, Odorico Ribeiro de Mendonça e Mesquita, destacou que a tecnologia proporciona mais garantia e segurança para o poder público, empresas credenciadas e cidadãos.

 

Governo Digital e serviços modernos

Reunião com representantes dos despachantes, concessionárias de veículos e estampadoras realizada na segunda-feira (22) - Foto: Rachid Waqued

O novo sistema reforça os pilares de Governo Digital e Governo Próspero do Estado, ao coibir irregularidades, assegurar a arrecadação correta de tributos e proteger o consumidor.

A Diretoria de Tecnologia do Detran-MS ressalta que, como em qualquer implantação, podem ocorrer instabilidades iniciais, mas todas as operações estão sob monitoramento.

“Estamos investindo em tecnologia para oferecer serviços mais seguros, modernos e confiáveis, mesmo que o uso pleno da ferramenta exija um período de adaptação”, disse o diretor de tecnologia, Robson Lui.

O novo sistema de emplacamento do Detran-MS une inteligência artificial, controle em tempo real e rastreabilidade, colocando Mato Grosso do Sul na vanguarda nacional em segurança veicular, sem onerar o cidadão e fortalecendo a transparência e a arrecadação pública.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários