Cidades & Região / Dourados
Ministério Público apura falhas frequentes nas linhas de emergência em Dourados
Instabilidade nos números 190, 192 e 193 leva à abertura de procedimento administrativo para garantir segurança à população
Da Redação
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e cobrar providências diante das falhas recorrentes nas linhas de emergência 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 192 (SAMU) em Dourados.
Segundo o MPMS, as ocorrências mais críticas foram registradas em março e abril de 2025, quando as linhas da PM e dos Bombeiros ficaram fora do ar, exigindo a divulgação de números alternativos para atendimento da população. Em setembro, a inoperabilidade do 192 (SAMU) voltou a acender o alerta sobre a vulnerabilidade do sistema.
A operadora responsável informou que os problemas foram provocados por furtos de cabos e que as linhas estão em processo de migração para tecnologia VoIP, baseada em fibra óptica. Enquanto a transição não é concluída, o atendimento do 193 em Dourados está sendo centralizado em Campo Grande.
Como parte do procedimento, o MPMS notificou a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado para que apresentem, em até 20 dias úteis, esclarecimentos e documentos sobre as medidas já adotadas.
A 10ª Promotoria de Justiça reforçou que a estabilidade desses canais de emergência é essencial para garantir o direito constitucional à segurança e à vida, e que seguirá monitorando a situação até que haja solução definitiva para o problema.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!
