CESP doa livros infantis a escolas públicas de Batayporã e Rosana para incentivar a leitura na infância

Ação voluntária mobilizou colaboradores em todo o país e reforça compromisso da companhia com o desenvolvimento educacional das comunidades onde atua

Da Redação


No mês em que é celebrado o Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro, a Companhia Energética de São Paulo (CESP) realizou a doação de cerca de 100 livros de literatura infantil para escolas da rede pública de ensino dos municípios de Batayporã e Rosana (SP).

A iniciativa teve como objetivo estimular o hábito da leitura ainda na infância e contribuir para o desenvolvimento educacional de crianças que vivem em comunidades próximas às áreas de atuação da empresa. As escolas contempladas foram a EMEIF Fazenda Nova Pontal e EMEIF Sítio São João, em Rosana (SP), e a Escola Municipal Benedita Figueiró de Oliveira (Extensão), em Batayporã. Todas integram o Programa de Valorização da Educação (PVE) — uma parceria da companhia com o Instituto Votorantim voltada à melhoria da qualidade do ensino público municipal.

Os exemplares foram arrecadados durante as Semanas Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente (SIPATMA), realizadas em todas as unidades da Auren Energia, empresa da qual a CESP é subsidiária. A ação foi resultado de uma mobilização voluntária de colaboradores, e a entrega às escolas foi coordenada pela equipe da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera). No total, 43 colaboradores participaram da iniciativa.

Em Rosana, a ação contou ainda com um momento de leitura coletiva com os alunos da rede pública, realizado no Horto Florestal da empresa. A atividade, conduzida por voluntários da CESP, envolveu cerca de 25 estudantes e reforçou o incentivo à leitura e a aproximação entre a empresa e a comunidade local.

A ação integra o Programa de Valorização da Educação, desenvolvido pela CESP em parceria com o Instituto Votorantim – Foto: Divulgação

“Acreditamos que a educação é um dos pilares para o desenvolvimento sustentável das comunidades, o que passa diretamente pela leitura. Ler amplia visões de mundo e possibilidades, estimula o senso crítico, fortalece a capacidade de interpretação da realidade como um todo, além de ser um pilar fundamental da inclusão e cidadania. Por isso, buscamos constantemente promover iniciativas que despertem o interesse das crianças e jovens pela leitura e fortaleçam o vínculo entre a escola e a sociedade”, destacou Raquel Leite, gerente de Sustentabilidade, Planejamento e Desenvolvimento Social da CESP.

Programa de Valorização da Educação

A ação faz parte do Programa de Valorização da Educação (PVE), desenvolvido pela CESP em parceria com o Instituto Votorantim, com foco na melhoria da gestão educacional e na formação continuada de profissionais da rede pública.

Na região de influência da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera), o PVE beneficia cerca de 2 mil estudantes em 10 escolas municipais, sendo sete em Rosana (SP) e três em Batayporã. O programa promove capacitações para gestores e equipes pedagógicas, além de incentivar a participação das famílias e da comunidade na vida escolar, fortalecendo o papel da educação como eixo de transformação social e desenvolvimento local.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários