Nacional & Geral / Tecnologia
Aplicativo GOV.BR ganha novas funções voltadas a pessoas com deficiência
Atualização também traz melhorias de segurança e navegação para todos os usuários
Luis Gustavo, Da Redação*
O aplicativo GOV.BR foi atualizado com novas funcionalidades voltadas às pessoas com deficiência (PCD) que possuem a Carteira de Identidade Nacional (CIN). A versão mais recente tornou o uso da plataforma mais intuitivo e acessível, incluindo compatibilidade com leitores de tela, que auxiliam usuários com limitação visual.
Segundo a secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, a atualização “facilitará o preenchimento de informações e permitirá que essas pessoas alterem dados de contato de forma simplificada”.
Entre as novidades, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou o aumento do número de tentativas de reconhecimento facial, que passou de cinco para oito, ampliando as possibilidades de autenticação no aplicativo.
Além das melhorias para o público PCD, a nova versão também apresenta ajustes gerais para os demais usuários. As informações de dispositivos autorizados foram movidas para a seção de privacidade, e agora é possível alterar senha e métodos de acesso diretamente pelo aplicativo, sem necessidade de acessar a plataforma pelo navegador.
Acesso a milhares de serviços públicos
O GOV.BR reúne atualmente mais de 170 milhões de usuários e oferece acesso a mais de 4,6 mil serviços digitais federais e a outros 8,7 mil serviços estaduais e municipais.
Entre os serviços mais utilizados estão:
-
Meu INSS
-
Meu SUS Digital
-
Enem
-
Fies
-
Carteira de Trabalho Digital
-
Carteira Digital de Trânsito
Para acessar parte desses serviços, é necessário possuir uma conta Prata ou Ouro.
A conta Prata pode ser obtida com reconhecimento facial a partir da foto da CNH ou pela validação de dados em um dos 17 bancos credenciados.
Já a conta Ouro garante acesso a qualquer serviço público digital, com maior segurança, mediante reconhecimento facial pela Justiça Eleitoral, QR Code da CIN ou certificação digital compatível com a ICP-Brasil.
O ministério reforça que as melhorias visam ampliar a inclusão digital e a usabilidade da plataforma, garantindo que mais cidadãos possam utilizar os serviços públicos de forma simples, segura e acessível. *Com informações da Agência Brasil.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!





