Cidades & Região / Nova Andradina
IFMS sediará Seminário de Iniciação Científica em Nova Andradina
Com início nesta quinta-feira (13), evento reunirá projetos de pesquisa de nove campi durante a Semana de Ciência e Tecnologia
IFMS
O Campus Nova Andradina sediará pela segunda vez o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Semict) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento será realizado nesta quinta e sexta-feira (13 e 14), com a apresentação de 155 pesquisas desenvolvidas por estudantes de cursos superiores da instituição.
O Semict é um espaço para a divulgação dos projetos executados por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pitec), e de outras pesquisas desenvolvidas no IFMS.
Durante o evento, os estudantes apresentam os resultados dos trabalhos por meio de resumos expandidos e banners, que passam pelo crivo dos avaliadores. Os critérios de avaliação incluem relevância social, cultural e/ou política; relevância científica e tecnológica; qualidade, criatividade e uso adequado do tempo; e domínio do conteúdo.
O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFMS, Angelo Cesar de Lourenço, lembra que esta 13ª edição do Semict marca o retorno do evento a um campus do interior do estado, o que não ocorria desde 2015.
"O evento busca oportunizar à comunidade acadêmica não somente conhecer um campus diferente, mas também fomentar a integração e a troca de experiências e saberes que estejam alinhados e dialoguem com as realidades e demandas locais da região", ressalta o diretor.
Todos os participantes, incluindo avaliadores, receberão certificados.
A programação do Semict 2025 prevê ainda palestras, espaços temáticos e encontros de grupos de pesquisa do IFMS.
Para mais informações, o contato com a Comissão Organizadora do Semict 2025 pode ser feito pelo e-mail semict@ifms.edu.br.
Ciência e Tecnologia
O Semict é um dos eventos que compõem a programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) do Campus Nova Andradina.
Nesta semana, também são realizadas a Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova), na qual serão apresentados 144 trabalhos de estudantes de escolas públicas e privadas da região, além das Semanas da Agronomia e da Informática, com atividades voltadas à integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!





