Nacional & Geral / Meio Ambiente
Quase metade da Amazônia Legal é composta por áreas protegidas, aponta IBGE
Levantamento foi divulgado durante a COP30, em Belém, e mostra a importância da região para a preservação ambiental e cultural do país
Luis Gustavo, Da Redação*
Quase metade da Amazônia Legal é formada por áreas protegidas. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), durante a COP30, em Belém, 2,3 milhões de quilômetros quadrados — o equivalente a 46,6% da região — são áreas sob algum tipo de proteção ambiental, indígena ou quilombola.
Ao todo, são 1.053 áreas protegidas, divididas em 430 unidades de conservação, 378 terras indígenas e 245 territórios quilombolas, o que corresponde a 27,46% do território nacional.
A Amazônia Legal abrange nove estados — Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão — e inclui porções do Cerrado e do Pantanal. Criada para promover o desenvolvimento regional, ela também concentra a maior parte das terras indígenas e unidades de conservação do país.
As terras indígenas ocupam 1,15 milhão de km² e abrigam 428 mil pessoas, 94% delas autodeclaradas indígenas. Já os territórios quilombolas somam 27,2 mil km², com cerca de 92 mil moradores.
As unidades de conservação ambiental totalizam quase 1,3 milhão de km², divididas entre áreas de proteção integral e de uso sustentável, como parques, florestas e reservas extrativistas. Nelas vivem 2,27 milhões de pessoas — 8,5% da população da Amazônia Legal.
De acordo com o IBGE, os dados reforçam a importância da Amazônia Legal na preservação da biodiversidade, no reconhecimento de povos tradicionais e na busca por um modelo de desenvolvimento sustentável para o país. *Com informações da Agência Brasil.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!





