PF prende dono do Banco Master no Aeroporto de Guarulhos durante operação contra emissão de títulos falsos

Operação da PF cumpre mandados em quatro estados e no Distrito Federal

Luis Gustavo, Da Redação*


A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (18), no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), o proprietário do Banco Master, Daniel Vorcaro, que tentava deixar o país no momento da abordagem. O empresário foi conduzido à Superintendência da PF em São Paulo, onde permanece detido.

 

A ação faz parte da "Operação Compliance Zero", deflagrada pela Polícia Federal para combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras integrantes do Sistema Financeiro Nacional. Ao todo, são cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão em cinco unidades da federação: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.

 

De acordo com nota divulgada pela PF, as investigações tiveram início em 2024, após solicitação do Ministério Público Federal para apurar a possível fabricação de carteiras de crédito falsas por uma instituição financeira. Esses títulos irregulares teriam sido repassados a outro banco e, posteriormente, substituídos por ativos sem avaliação técnica adequada após fiscalização do Banco Central.

 

A prisão ocorre um dia depois de a Fictor Holding Financeira anunciar a compra do Banco Master, informação que repercutiu no mercado financeiro.

A Agência Brasil tenta contato com a defesa do empresário e permanece à disposição para publicar o posicionamento sobre as acusações e a operação em curso. *Com informações da Agência Brasil.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!


Comentários