Policial / Polícia
Pai e filho são apontados como mentores de furto em condomínio de alto padrão
Crime aconteceu na última sexta-feira (21), no Villa Nova e duas residências foram alvo
Da Redação
Alexandre Gonçalves Varjão, de 43 anos, e seu filho, Ruan Pablo Braga Varjão, de 22 anos, são apontados pela Polícia Civil como os mentores do furto que teve como alvo um condomínio de alto padrão em Nova Andradina. As investigações conduzidas pela Seção de Investigações Gerais (SIG) também indicam o envolvimento de César Augusto Bertoletti, de 46 anos, que teria atuado como motorista da quadrilha.
Leia também
| SIG prende no Paraná suspeito de furtar condomínio de luxo em Nova Andradina
Segundo a apuração policial, Ruan Pablo teve participação direta no apoio logístico da ação criminosa, fornecendo celulares, ferramentas, materiais e até uma escada telescópica utilizada para acessar os imóveis após o rompimento da concertina de proteção. Embora afirme nunca ter estado em Nova Andradina ou mesmo no Mato Grosso do Sul, os elementos colhidos pelos investigadores apontam sua ligação operacional com a execução do crime.
A Polícia Civil estima que ao menos quatro pessoas tenham participado da invasão ao condomínio, sendo que um dos suspeitos permanece foragido. A quadrilha, composta pelos Varjão e por Bertoletti, seria especializada em furtos em residências de alto padrão, com atuação estruturada e funções bem definidas. Alexandre e Ruan teriam sido responsáveis pelo levantamento prévio da rotina dos moradores e pela possível ocultação dos bens subtraídos.
Prisões e recuperação dos objetos
Após o crime, a SIG iniciou diligências contínuas, análise de imagens e oitiva de testemunhas, o que permitiu identificar a rota de fuga dos envolvidos. Ruan Pablo foi localizado e preso em Londrina (PR) na terça-feira (25), com apoio da Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC).
Armas recuperadas e carro da quadrilha apreendido - Fotos: Jornal da Nova
No dia seguinte, equipes da SIG, com reforço da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da Guarda Municipal de Dourados, prenderam Alexandre Varjão e César Bertoletti. Com eles, foram recuperados joias, relógios, armas e parte do dinheiro levados do condomínio. O carro usado na ação delituosa também foi apreendido.
As investigações prosseguem para identificar outros integrantes da quadrilha e esclarecer com precisão a divisão de tarefas entre os suspeitos. A Polícia Civil não descarta novas prisões e a recuperação de mais itens furtados.
Histórico criminal
Tanto César quanto Alexandre estavam com mandados de prisão expedidos pela Comarca de Londrina (PR). Apesar de residirem naquele Estado, ambos permaneciam em Dourados devido às ordens judiciais vigentes. Conforme a polícia, César possui condenação por furto, enquanto Alexandre responde por roubo, com penas que somam aproximadamente oito e quinze anos, respectivamente.
A atuação conjunta de pai e filho, aliada ao modus operandi meticuloso, reforça a avaliação da polícia sobre o alto grau de organização e planejamento da quadrilha. O caso segue em investigação e continua repercutindo pela ousadia e pela complexidade do crime.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!











