Cidades & Região / Nova Andradina
Chuva intensa provoca alagamentos e transtornos em Nova Andradina e Batayporã
Lagoa do Sapo transbordou em chuva de 133mm que caiu na madrugada desta sexta-feira
Da Redação
Um forte temporal registrado na madrugada desta sexta-feira (12) provocou alagamentos e danos em Nova Andradina, Batayporã e municípios da região. Em Nova Andradina e Batayporã, o volume acumulado chegou a 133 milímetros de chuva, acompanhado de trovoadas e rajadas de vento acima da média.
O evento climático ocorreu sob a influência de um ciclone extratropical formado no Sul do país, que avançou sobre o Centro-Sul e intensificou as instabilidades atmosféricas.
Em Nova Andradina, diversas ruas e avenidas ficaram alagadas. No bairro Pedro Pedrossian, a lagoa de contenção que abriga uma pista de caminhada na rua Pastor Júlio Ferreira de Alencar transbordou, causando danos às cercas do entorno. Equipes da Prefeitura atuam na limpeza das áreas afetadas e na avaliação dos prejuízos.
Já em Batayporã, a Lagoa do Sapo também transbordou, resultando em alagamentos em vias urbanas. Segundo informações locais, cerca de meia hora após o pico da chuva, o nível da lagoa começou a baixar com o escoamento das águas. A administração municipal acompanha a situação e realiza serviços de limpeza e monitoramento.
O volume da lagoa já está totalmente controlado e a normalização do nível foi considerada rápida pela Defesa Civil quando comparada às situações anteriores já enfrentadas por Batayporã, principalmente com índices pluviométricos parecidos.
“Foi realmente muita chuva. Em outros tempos, teria sido trágico, mas não encontramos nenhuma situação grave”, complementou o bombeiro militar e coordenador da Defesa Civil, Gilberto Batista dos Santos.
As obras de drenagem da Lagoa do Sapo estão em fase de conclusão e toda a rede está sendo acompanhada para efetivar possíveis adequações e avaliar o desempenho da intervenção, que já tem se mostrado muito promissor.
Falta de água
Em decorrência dos impactos do temporal, a Sanesul informou a possibilidade de interrupção temporária no abastecimento de água em Batayporã, atingindo os bairros Vila José Mustafá, Vila Antônio Olímpio Pinheiro, Vila Maria Gonçalves da Silva, Residencial Felippi/Albuquerque, Residencial São José, Vila Militar, Vila Atílio Monteiro da Rocha, Vila Nídio Boffo, Vila Cantidiano Duarte e regiões da parte alta da cidade. A previsão de normalização é às 12h30 desta sexta-feira.
Em Nova Andradina, a concessionária também alerta para possível falta de água nos bairros Jardim Primavera, Universitário e Royal Parque, com previsão de retorno do abastecimento até as 14h.
Previsão do tempo
De acordo com o Climatempo, a sexta-feira segue com risco de chuva forte pela manhã e à noite. Durante a tarde, há previsão de aberturas de sol intercaladas com pancadas de chuva. O volume estimado é de 18 milímetros.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!







