Policial / Trânsito
PM apreende três ciclomotores conduzidos por adolescentes em Bataguassu
Veículos foram recolhidos após manobras perigosas, desrespeito à sinalização e indício de adulteração em um dos motores
Da Redação
Na noite do dia 31, a Polícia Militar de Bataguassu apreendeu três ciclomotores durante uma ação de patrulhamento no Jardim Real. A ocorrência envolveu direção perigosa em via pública e adulteração de sinal identificador de veículo.
Conforme a Polícia Militar, a equipe realizava rondas quando visualizou três ciclomotores da marca Shineray transitando em alta velocidade pelas ruas do bairro. Em determinado momento, um dos condutores realizou a manobra conhecida como “empinar”, prática considerada extremamente perigosa.
Durante a abordagem, os três condutores informaram serem menores de idade. Os policiais constataram ainda que os adolescentes conduziam os veículos de forma imprudente, colocando em risco a própria integridade física e a de pedestres e demais usuários da via, além de desrespeitarem sinalizações de parada obrigatória.
Diante da situação, o Conselho Tutelar foi acionado e compareceu ao local, passando a acompanhar todos os procedimentos adotados pela equipe policial, inclusive a condução dos adolescentes à Delegacia de Polícia Civil de Bataguassu.
Na vistoria dos ciclomotores, os policiais identificaram que um dos veículos estava com o motor trocado, configurando indício de adulteração, o que agravou a situação e resultou na apreensão dos três ciclomotores.
Nova regras para ciclomotores
A partir de 2026, os ciclomotores deverão obrigatoriamente ser registrados e emplacados junto aos órgãos de trânsito. Além disso, o uso de capacete motociclístico passa a ser exigido, assim como a posse de Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A.
Enquadram-se como ciclomotores os veículos com motor elétrico de até 4 kW de potência e velocidade máxima limitada a 50 km/h. Com a nova definição, esses modelos deixam de ter tratamento semelhante ao de bicicletas elétricas e passam a seguir regras mais próximas às das motocicletas de baixa cilindrada.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!





