Cidades & Região / Nova Andradina
Alerta de tempestade coloca Nova Andradina e mais 32 cidades de MS em risco
Inmet prevê chuva intensa, ventos de até 100 km/h e possibilidade de granizo; há risco de queda de energia, alagamentos e danos em plantações
Da Redação
Mato Grosso do Sul está sob alerta de tempestade nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18). O aviso, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é classificado como “perigo” e abrange 33 municípios do Estado, com previsão de chuva volumosa, ventos intensos e possibilidade de queda de granizo.
De acordo com o Inmet, são esperadas precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo alcançar acumulados de 50 a 100 milímetros por dia. As rajadas de vento podem variar entre 60 e 100 quilômetros por hora, cenário que eleva o potencial de transtornos em áreas urbanas e rurais.
O órgão federal alerta para risco de corte no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, danos em estruturas e plantações, além de alagamentos em pontos vulneráveis.
Municípios sob alerta
Estão sob aviso de tempestade as cidades de Amambai, Anaurilândia, Angélica, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.
Em Nova Andradina, a previsão indica temperaturas entre 25°C e 36°C, com umidade relativa do ar em torno de 79%, o que favorece a formação de instabilidades atmosféricas ao longo do período.
Orientações
Diante do cenário, a recomendação é que a população evite se abrigar sob árvores durante rajadas de vento, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e desligue aparelhos elétricos em caso de descargas atmosféricas. Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!






